Menu
quinta, 02 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Índice Geral de Desempenho Industrial de MS completa 17 meses acima dos 50 pontos

22 novembro 2019 - 08h32Assessoria

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, completou, em outubro deste ano, o 17º mês consecutivo acima dos 50 pontos. No respectivo mês, o Índice somou 55,7 pontos, indicando uma relativa estabilidade na comparação com setembro deste ano, quando chegou a 56 pontos.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explica que, na passagem de setembro para outubro, aumentos na participação das empresas com produção estável ou crescente, na intenção de investimento e na utilização da capacidade instalada. Além disso, ressalta o economista, é preciso somar a isso a estabilidade no índice de confiança e recuo na participação das empresas que realizaram contratações.

Quanto à atividade, ele explica que, em outubro, se constatou que a produção ficou estável em 56,7% dos estabelecimentos, contra 59,2% no mês de setembro. “Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 23,9% do total, contra 15,5% no mês anterior. Contudo, mesmo com o IGDI sinalizando uma acomodação no ritmo de atividade, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares elevados”, reforçou.

Ezequiel Resende acrescenta que é importante ressaltar também que a maior parte das variáveis analisadas apresentou desempenho positivo na comparação mensal, no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. “Com os dados consolidados constata-se que o IGDI segue acima dos 50 pontos. Indicando que, na média geral, o desempenho foi satisfatório, segundo a percepção da maioria dos empresários respondentes”, finalizou.

 

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Participe
Senac MS realiza campanha no mês das mães com desconto em cursos e sorteio de 'iPhone'
Obrigatório
Curso preparatório para adoção em MS encerra inscrições amanhã
Necessário
Vereador busca apoio para construção de cobertura da quadra de esportes do IFMS
Ação de Governo
Saúde de MS estende programa de cirurgias por mais um ano
Saúde
Vereador pede manutenção de aparelhos odontológicos em unidade de saúde rural
Calamidade
MS enviará helicóptero para ajudar desalojados no Rio Grande do Sul
Flagrante
Cariocas presos em MS levavam maconha para vender no show da Madonna
Plantão
Motociclista sofre várias escoriações em colisão com carro no Centro América
No Legislativo
Vereador sugere mudança de lei para obrigar plantio de árvores na cidade
Alerta
Fumaça de incêndios em MT e na Bolívia já é vista em Corumbá

Mais Lidas

Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Arte e Cultura
Sesc MS reabre espaço cultural a partir deste quinta-feira (2) em Corumbá
Na fronteira
Boliviano é preso com 8 kg de Skunk entre sacas de pimenta e vagem