Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

IFMS realiza edição 2021 da Semana do Meio Ambiente a partir de segunda

Evento prevê diversas atividades virtuais até o dia 2 de junho, quarta-feira. Todas são gratuitas e abertas aos interessados

28 maio 2021 - 09h42ASCOM IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia na segunda-feira, 31, a edição 2021 da Semana do Meio Ambiente. Esse ano, o evento acontecerá inteiramente de maneira virtual. 

A abertura oficial ocorre às 9 horas. Será realizada uma conversa com o tema “A restauração do ecossistema e a rota bioceânica”. Mediada pela docente do IFMS, Edilene Oliveira, participam o secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; o líder e ativista indígena, Marcos Terena; e senador pelo MS, Nelson Trad. 

Também estão previstas as participações dos diretores-gerais, pró-reitores e da reitora da instituição, Elaine Cassiano, e uma apresentação artística da egressa do Campus Campo Grande, Júlia Araújo. A transmissão poderá ser acompanhada pelo canal do IFMS no YouTube

A diretora de Extensão do IFMS, Rozana Pereira, explica que o debate foi proposto de maneira a contemplar o tema geral da Semana, que é “A restauração de ecossistemas”. 

A abertura busca dialogar sobre a Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, corredor rodoviário que pretende ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por países como Chile, Paraguai, Argentina e Brasil, inclusive pelo Mato Grosso do Sul.

“De acordo com o tema anual de cada edição e necessidade de trazê-lo para o contexto local, nosso objetivo é debater a implantação do corredor de integração rodoviária e seus possíveis impactos para o ecossistema do Estado”. 

Inscrições – A edição 2021 é promovida de maneira simultânea pelos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, até quarta-feira, 2. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. 

A programação conta com mais de 80 atividades. Estão previstas rodas de conversa, concurso de redação, maratona de ideias inovadoras, jogo de perguntas e respostas, exibição de filmes, lançamento de livro, palestras e oficinas, com foco na temática do evento. 

A programação completa e o sistema de inscrições estão disponíveis no hotsite da Semana do Meio Ambiente 2021

As atividades que constam como “evento aberto” não necessitam de inscrição prévia e poderão ser acompanhadas pelo link que será disponibilizado junto com sua descrição. 

Para as demais, é necessário fazer a inscrição previamente até o início da atividade, com vagas limitadas, sendo que algumas já se encontram esgotadas. O interessado deve inicialmente se cadastrar no evento. Após efetuar o login, o participante pode escolher a atividade que deseja acompanhar clicando em “registra-se”. 

Para assistir a atividade no dia e horário marcados, basta acessar a “área do participante”. O link também estará disponível no hotsite e será encaminhado ao e-mail do inscrito. As atividades que necessitam de inscrição prévia terão lista de presença para emissão de certificado aos participantes. 

Semana do Meio Ambiente – É um evento promovido anualmente, desde 2011, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

Entre os objetivos da Semana estão contribuir para a formação da consciência em relação às causas ambientais, apoiar a realização de ações que divulguem o conhecimento produzido na instituição e que permitam o diálogo entre esta e a sociedade. 

O evento também busca incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais, promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social, além de despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS. 

Mais informações estão disponíveis na página da Semana do Meio Ambiente

Auxílio – O Instituto Federal, por meio do edital n° 29/2021 da Proex, realizou a seleção de propostas dos campi para oferta de auxílio institucional, buscando viabilizar o evento. 

Foram selecionadas propostas submetidas pelos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, com valores entre 1,5 a 2 mil reais por unidade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida