Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

IFMS promove evento aberto ao público para estimular a consciência ecológica

07 junho 2018 - 08h49Kamilla Marques

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove até sábado, 9, em sete municípios, a edição 2018 da Semana do Meio Ambiente. Com o tema "Biomas Regionais e Consciência Ecológica", o evento que busca promover a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental oferece uma série de atividades abertas ao público.

Em Nova Andradina, a Semana começou na terça-feira, 5 com a palestra “Meio ambiente urbano, a responsabilidade compartilhada”, ministrada pelo professor e advogado, Johanatann de Araújo, e a encenação de “Os guardiões”, realizada pelo grupo teatral do campus IFenceNA.

Nesta quarta-feira, 6, foram oferecidos minicursos e realizada a coleta do lixo eletrônico, na Praça das Águas. O curso de poda, destinado a jardineiros cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), tem início às 19 horas, no anfiteatro da Prefeitura Municipal. O evento termina na quinta-feira, 8, com a gincana solidária.

Além da Semdi, o evento tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp).

Exposição - Um dos destaques da Semana em Nova Andradina é a Exposição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne trabalhos de estudantes dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática.

A estudante Lara Gabrielle Lemes apresentou um trabalho sobre a bacias hidrográficas brasileiras.

“É uma breve peça de teatro com personagens de todas as regiões do país, que falam sobre as bacias que ficam em cada uma delas. O objetivo foi tornar o tema mais leve para o público e conscientizar para a necessidade de preservação, uma vez que as bacias são interligadas e a poluição em um determinado local gera problemas em todo o Brasil”, explicou.

“Com essa atividade, que se diferencia das feiras de ciência e tecnologia, buscamos fazer com que os estudantes ampliem os conceitos abordados em sala de aula, direcionando os trabalhos apresentados para as questões ambientais que permeiam o evento”, destacou a coordenadora da Semana no campus, Débora Ocon. 

A exposição foi realizada nessa quarta-feira, 6, no campus da UFMS, com a visitação de estudantes das redes pública e privada da região.

Outros municípios – Em Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí Ponta Porã e Três Lagoas estão previstas palestras, oficinas, visitas técnicas, feiras de trocas, concursos culturais, exposições, mostras, exibição de filmes, passeios ciclísticos, rodas de conversa, além de apresentações artísticas e culturais.

Nos municípios de Aquidauana, Coxim e Dourados, a abertura da Semana do Meio Ambiente foi adiada em virtude dos reflexos da paralisação nacional dos caminheiros.

Em Aquidauana, o evento será aberto na sexta-feira, 8, às 19h no anfiteatro do campus da UFMS (unidade I). A programação prevê, entre outras ações, trilha ecológica, descida pelo Rio Aquidauana, competição de remo e aula de caiaque, sendo que as atividades serão oferecidas até o dia 7 de julho.

Em Dourados, o evento terá início na segunda-feira, 11, com a abertura no auditório da Unigran, a partir das 7h. Até quinta-feira, 14, estão previstas diversas palestras e oficinas, além da exibição de filmes, aulas temáticas, visita a um sítio agroecológico e o trekking ambiental, caminhada de regularidade por uma trilha natural ou urbana.

Em Coxim, a Semana também terá início na segunda-feira, 11. Até sexta-feira, 15, serão oferecido minicursos e oficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente e, no sábado, 16, as comunidades interna e externa poderão participar de um passeio ciclístico de nove quilômetros com saída prevista para as 7h30, na Praça da Concha Acústica.

A programação completa por município está disponível na página da Semana do Meio Ambiente, no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente.

Semana do Meio Ambiente - O evento é organizado anualmente pelo IFMS desde 2011, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. 

Para a edição 2018 do evento, o Instituto Federal destinou o fomento de R$ 15 mil, distribuído entre os dez campi para o custeio de despesas como materiais de consumo e pagamento serviços a pessoas jurídicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar