Menu
domingo, 03 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IFMS promove evento aberto ao público para estimular a consciência ecológica

07 junho 2018 - 08h49Kamilla Marques

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove até sábado, 9, em sete municípios, a edição 2018 da Semana do Meio Ambiente. Com o tema "Biomas Regionais e Consciência Ecológica", o evento que busca promover a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental oferece uma série de atividades abertas ao público.

Em Nova Andradina, a Semana começou na terça-feira, 5 com a palestra “Meio ambiente urbano, a responsabilidade compartilhada”, ministrada pelo professor e advogado, Johanatann de Araújo, e a encenação de “Os guardiões”, realizada pelo grupo teatral do campus IFenceNA.

Nesta quarta-feira, 6, foram oferecidos minicursos e realizada a coleta do lixo eletrônico, na Praça das Águas. O curso de poda, destinado a jardineiros cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), tem início às 19 horas, no anfiteatro da Prefeitura Municipal. O evento termina na quinta-feira, 8, com a gincana solidária.

Além da Semdi, o evento tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp).

Exposição - Um dos destaques da Semana em Nova Andradina é a Exposição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne trabalhos de estudantes dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática.

A estudante Lara Gabrielle Lemes apresentou um trabalho sobre a bacias hidrográficas brasileiras.

“É uma breve peça de teatro com personagens de todas as regiões do país, que falam sobre as bacias que ficam em cada uma delas. O objetivo foi tornar o tema mais leve para o público e conscientizar para a necessidade de preservação, uma vez que as bacias são interligadas e a poluição em um determinado local gera problemas em todo o Brasil”, explicou.

“Com essa atividade, que se diferencia das feiras de ciência e tecnologia, buscamos fazer com que os estudantes ampliem os conceitos abordados em sala de aula, direcionando os trabalhos apresentados para as questões ambientais que permeiam o evento”, destacou a coordenadora da Semana no campus, Débora Ocon. 

A exposição foi realizada nessa quarta-feira, 6, no campus da UFMS, com a visitação de estudantes das redes pública e privada da região.

Outros municípios – Em Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí Ponta Porã e Três Lagoas estão previstas palestras, oficinas, visitas técnicas, feiras de trocas, concursos culturais, exposições, mostras, exibição de filmes, passeios ciclísticos, rodas de conversa, além de apresentações artísticas e culturais.

Nos municípios de Aquidauana, Coxim e Dourados, a abertura da Semana do Meio Ambiente foi adiada em virtude dos reflexos da paralisação nacional dos caminheiros.

Em Aquidauana, o evento será aberto na sexta-feira, 8, às 19h no anfiteatro do campus da UFMS (unidade I). A programação prevê, entre outras ações, trilha ecológica, descida pelo Rio Aquidauana, competição de remo e aula de caiaque, sendo que as atividades serão oferecidas até o dia 7 de julho.

Em Dourados, o evento terá início na segunda-feira, 11, com a abertura no auditório da Unigran, a partir das 7h. Até quinta-feira, 14, estão previstas diversas palestras e oficinas, além da exibição de filmes, aulas temáticas, visita a um sítio agroecológico e o trekking ambiental, caminhada de regularidade por uma trilha natural ou urbana.

Em Coxim, a Semana também terá início na segunda-feira, 11. Até sexta-feira, 15, serão oferecido minicursos e oficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente e, no sábado, 16, as comunidades interna e externa poderão participar de um passeio ciclístico de nove quilômetros com saída prevista para as 7h30, na Praça da Concha Acústica.

A programação completa por município está disponível na página da Semana do Meio Ambiente, no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente.

Semana do Meio Ambiente - O evento é organizado anualmente pelo IFMS desde 2011, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. 

Para a edição 2018 do evento, o Instituto Federal destinou o fomento de R$ 15 mil, distribuído entre os dez campi para o custeio de despesas como materiais de consumo e pagamento serviços a pessoas jurídicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia D
Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue
Ecoa Pantanal
Relatório alerta sobre o efeito cumulativo das barragens no Pantanal
Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em obras
Seilog garante que travesseia na ponte do rio Paraguai é segura
10 horas no trajeto
Criança é resgatada no Pantanal com miçanga no nariz
Em 5 cidades
Classificados para 3ª fase do Voucher Desenvolvedor participam de vivência no Senac
Campanha Nacional
Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito
Atrasado
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni
Aposta
Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado
Destaque
Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

Mais Lidas

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Devido a obra
Travessia de caminhões cegonha na ponte do rio Paraguai ocorre com horários programados