O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu na segunda-feira, 22, que a suspensão das atividades presenciais será prorrogada até 30 de julho. Com isso, os estudantes da instituição continuam tendo aulas em ambientes virtuais de ensino e servidores permanecem em home office até a próxima deliberação.
A decisão anterior, cuja vigência se encerra em junho, estendia a suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até o final deste mês. A medida está sendo adotada desde março para garantir o isolamento social de estudantes e servidores durante a pandemia do coronavírus.
Desde o início das atividades não presenciais, a Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus tem realizado reuniões para orientar a reitoria sobre as medidas a serem tomadas no enfrentamento à pandemia.
A nova decisão acata recomendação feita pela comissão, visando a continuidade da proteção à comunidade escolar.
Suspensão
Inicialmente, as atividades de ensino e administrativas presenciais foram suspensas em 18 de março.
No início de abril, os dez campi começaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino. Desde então, os professores têm postado os conteúdos das disciplinas no Ambiente Virtual de Ensino a Aprendizagem (Avea - Moodle) para que os estudantes façam as atividades em casa.
Para ofertar atividades em ambientes virtuais de ensino, os campi foram orientados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Instrução Normativa nº 2/2020.
Prevenção
As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.
Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais.