Menu
domingo, 26 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

IFMS divulga regras para participação em feiras científicas

28 junho 2019 - 08h10Kamilla Marques

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 26, as regras de participação na edição 2019 das Feiras de Ciência e Tecnologia que serão promovidos nos dez municípios onde a instituição tem campus. Os eventos serão realizados em outubro, durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT).

Poderão apresentar trabalhos nas feiras estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio e do técnico integrado, de escolas públicas ou privadas, de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas e suas respectivas áreas de abrangência.

Ex-alunos do IFMS que concluíram os cursos depois de novembro de 2018 também poderão participar.

As regras para participação nas feiras estão disponíveis no edital nº 052/2019, publicado na Central de Seleção.

Inscrições - Os trabalhos deverão ser inscritos pelos orientadores entre os dias 15 de julho e 20 de agosto, no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

No ato da inscrição, além de cadastrar informações sobre o trabalho e os autores, deverá ser submetido o resumo expandido, elaborado de acordo com o modelo que será disponibilizado na Central de Seleção nesta sexta-feira, 28.

Não há limites de inscrição de trabalhos por orientador.

Seleção - A documentação e a homologação da inscrição serão analisadas pela comissão organizadora de cada feira científica. Já a análise do resumo expandido será feita por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados.

No caso dos resumos, serão considerados aspectos como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, e adequação à norma culta de linguagem.

Os trabalhos selecionados deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas feiras, o que inclui o caderno de campo, relatório, pôster/banner, maquete/protótipo e apresentação oral.

Feiras - Serão realizadas entre 30 de setembro e 5 de outubro nos municípios de Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan, de 3 a 5 de outubro), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).

Durante as feiras, os trabalhos serão avaliados por comissões formadas por professores e pesquisadores  de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos.

Serão premiados trabalhos nas categorias nível médio/técnico integrado e nível fundamental, além de melhores pôster/banner, maquete/protótipo, apresentação oral, relatório, e projeto na categoria nível médio/técnico.

Todos os autores dos trabalhos receberão certificado de participação.

Semana de Ciência e Tecnologia - Em 2019, o evento terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre 21 a 27 de outubro.

Na programação da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, além das feiras, estão previstas atividades gratuitas e abertas ao público, como palestras, oficinas e mesas-redondas.

 

Com informações de IFMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Palestras
3ª edição da Semana da Saúde do Sesc tem foco nos reflexos da pandemia
SCT 2021
IFMS abre inscrições para Semana de Ciência e Tecnologia
Javaporco
PMA flagra criação ilegal de javalis em propriedade de Dourados
Alerta
De agendamentos a esquemas de 'pirâmides', entenda os maiores golpes do Pix em MS
Retomada
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Balanço
Mais de 50% das drogas apreendidas na Operação Fronteiras e Divisas I são de MS
Economia
Comércio deve facilitar pagamento e ser cauteloso para o Dia das Crianças

Mais Lidas

Denúncia
Homem morre e família acusa médica da UPA de negligência
Imunização
Veja quem pode se vacinar neste fim de semana em Corumbá
Desenvolvimento
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
Bonito
Mulher é multada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida