Menu
segunda, 24 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

IFMS abre turma para mestrado em Propriedade Intelectual

25 agosto 2022 - 09h46Assessoria IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com seleção aberta para a primeira turma do mestrado profissional em rede em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT). 

Com pontos focais em 37 universidades e Institutos Federais em todo Brasil, o programa é coordenado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e tem sede acadêmica central na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No IFMS, o curso prevê aulas presenciais no Campus Campo Grande. 

O mestrado é destinado a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que atuem ou tenham interesse em atuar com propriedade intelectual e transferência de tecnologia e inovação tecnológica. 

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Felipe Oliveira, a oferta da pós-graduação stricto sensu contribui para a formação de profissionais gestores de propriedade intelectual e dos ambientes de inovação não no só no Instituto Federal, mas em todo Estado. 

“O desenvolvimento do programa permitirá uma ampla articulação com instituições públicas e privadas visando o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação dentro do Mato Grosso do Sul”, afirma. 

Para a primeira turma serão oferecidas oito vagas, sendo quatro delas reservadas a servidores da instituição, e outras quatro destinadas ao público em geral. As inscrições começam no dia 15 de setembro. 

"A participação do IFMS na rede ProfNIT contribui com a cultura da inovação e com a verticalização das nossas ações, visto já possuímos Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com representação em todos os campi”, destaca Angelo César de Lourenço, diretor de Pós-Graduação. 

As informações sobre o curso estão disponíveis na página do Programa.  

Inscrição e seleção 

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela página do ProfNIT entre os dias 15 e 22 de setembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 250. A solicitação de isenção pode ser feita até o dia 18. 

A seleção será feita em duas etapas. A prova nacional será realiza no dia 22 de outubro, às 14h, horário de Brasília. Serão vinte questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático constante no edital de abertura.  O resultado está previsto para ser divulgado em 11 de novembro. 

Na segunda etapa, entre os dias 16 e 18 de novembro, os candidatos deverão enviar a documentação para análise curricular. Além de documentos pessoais, são necessários uma cópia do currículo cadastrado na Plataforma Lattes e o formulário de Barema, com comprovação de atividade profissional e da formação acadêmica. 

A previsão é de que o resultado final desta etapa seja publicado em 9 de dezembro. As matrículas serão realizadas de acordo com o calendário acadêmico a ser disponibilizado pelo IFMS. As aulas começam em 2023. 

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Brigadistas atuam na divisa com a Bolívia para fogo não chegar à Serra do Amolar
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal
Público-alvo
Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
18 km de distância
Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso
Destaque
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul renova selo de Hospital Amigo da Criança
2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Em Aquidauana
Pantanal Tech MS promove painéis empresariais sobre mercado da carne e nutrição animal
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tempo
Com previsão de tempo quente e seco, sábado tem sol e variação de nebulosidade em MS
Corumbá deve atingir a máxima de 34°C

Mais Lidas

2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal