Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

IFMS abre matrículas para 125 vagas em cursos de idiomas

30 julho 2022 - 09h21Assessoria IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com matrículas abertas para 125 vagas remanescentes nos cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Espanhol, Inglês e Libras, ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição, com ingresso no 2° semestre. 

As vagas estão divididas entre turmas iniciantes e em andamento e serão ocupadas por ordem de matrícula, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. A abertura das vagas considera as não ocupadas ao término da primeira e segunda chamadas. 

Caso exista lista de espera para a turma/curso, os candidatos que a integram possuem prioridade. Encerrado o prazo, as vagas serão disponibilizadas aos demais interessados, também por ordem de matrícula. O edital onde estão especificadas as vagas e a lista de espera está publicado na Central de Seleção

Os candidatos da lista de espera e demais interessados precisam estar atentos aos prazos, levando em consideração a situação das turmas:  

  • candidatos da lista de espera para as turmas iniciantes podem fazer a matrícula até segunda-feira 1°. Depois disso, se houver vagas não ocupadas, elas serão abertas à comunidade;  
  • para as turmas iniciantes onde não há lista de espera, o prazo de matrícula vai até 12 de agosto, quando termina a terceira semana de aulas; 
  • os candidatos em lista de espera para as turmas em andamento também podem se matricular até 12 de agosto. 

Os interessados devem fazer a solicitação de matrícula de forma on-line ou se dirigir ao campus do IFMS onde a vaga é ofertada, de acordo com os endereços e horários de atendimento nas unidades da instituição

Matrícula

Para efetuá-la é necessário acessar o Sistema de Matrículas do IFMS. Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida serão solicitados o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção.  

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado. É necessário acessar novamente o endereço eletrônico, informando CPF e senha, que será enviada para o e-mail cadastrado.  

Ao acessar o sistema, o candidato será informado sobre o tipo, a chamada, o curso e o campus para o qual foi convocado para matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, deverá ser enviado uma mensagem para [email protected].  

Após conferir as informações, o candidato deverá clicar em “solicitar matrícula”. O primeiro passo é o preenchimento do Questionário Socioeconômico. Após a validação, os dados pessoais serão apresentados para possíveis correções.  

Posteriormente, o candidato será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados: 

  • requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado; 
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso; 
  • documento oficial de identificação com foto; 
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade; 
  • termo de ciência para solicitação de matrícula on-line, a ser assinado pelo responsável legal, certidão de nascimento do menor ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos; 
  • uma foto 3x4 recente. 

É necessário anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em “enviar comprovante” para efetivar o carregamento e confirmar que o mesmo foi salvo. 

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.  

Após anexar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “salvar e finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal