Menu
segunda, 24 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

IFMS abre mais de mil vagas para formação técnica a distância

30 setembro 2022 - 14h15Assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 29, o edital do processo seletivo para cursos técnicos subsequentes ao ensino médio na modalidade a distância. São 1.064 vagas com ingresso previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.

Os cursos de Administração, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática serão ofertados em polos de apoio presencial localizados em 17 municípios: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Os cursos são de formação técnica a distância na modalidade subsequente. Para participar da seleção, é preciso ter o ensino médio completo até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem.

Na modalidade a distância do IFMS, os estudantes têm aulas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um encontro presencial por semana no município onde a vaga foi ofertada.

O quadro completo de vagas e dias e turnos dos encontros presenciais, bem como o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - São gratuitas e deverão ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. O prazo terá início na segunda-feira, 3, e seguirá até 30 de outubro.

O candidato deverá, no ato da inscrição, escolher a opção de curso e campus/polo oferecidos pelo IFMS.

Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo do IFMS para fazer a inscrição, observando os endereços e horários disponíveis no Anexo III do edital.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.

Seleção – Os inscritos serão selecionados e classificados por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 10 de novembro, sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread). 

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado no dia 16 de novembro. A classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro de 2023. 

As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas entre os dias 19 e 27 de janeiro. O início das aulas está previsto para a semana de 27 de fevereiro a 4 de março.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected]

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Brigadistas atuam na divisa com a Bolívia para fogo não chegar à Serra do Amolar
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal
Público-alvo
Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
18 km de distância
Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso
Destaque
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul renova selo de Hospital Amigo da Criança
2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Em Aquidauana
Pantanal Tech MS promove painéis empresariais sobre mercado da carne e nutrição animal
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tempo
Com previsão de tempo quente e seco, sábado tem sol e variação de nebulosidade em MS
Corumbá deve atingir a máxima de 34°C

Mais Lidas

2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal