Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Ibama aumenta de 16 para 21 o número de brigadistas de combate a incêndio em Corumbá

25 março 2017 - 08h33Gesiane Medeiros
Atividades do PrevFogo vão de julho à dezembro. Foto: Divulgação PrevFogo

Todos os anos é comum Corumbá se destacar no ranking das cidades brasileiras com maior índice de focos de incêndio. Foi assim no ano passado, com mais de 4 mil de registros no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o ano de 2017 aponta que não será diferente, de janeiro até março, já foram indicados 367 focos na região pantaneira. Uma das soluções apontadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é aumentar o contingente de brigadistas dos atuais 16 para 21, serão cinco homens a mais na equipe. As inscrições e treinamento para os interessados acontecem entre os meses de maio e junho, em julho inicia a operação que vai até dezembro.

Nesta sexta-feira (24), o coordenador do PrevFogo/MS, Márcio Yule, se reuniu com o prefeito Ruiter Cunha e com o superintendente do Ibama de MS, Antônio de Castro Vieira. No encontro, estratégias e melhorias no desempenho do trabalho foram discutidas. Márcio Yule afirmou que o órgão está trabalhando de forma antecipada, começando com o manejo do fogo, antes do período crítico, evitando a evolução para um incêndio florestal através da queima controlada. “Estamos com manejo em determinadas áreas para evitar o incêndio florestal, que traz prejuízos ambientais, econômicos e a saúde. Ano passado acompanhamos essa técnica de manejo de fogo, no Pantanal da Nhecolândia e do Amolar, com técnicos do serviço florestal americano. O Ibama já trabalha desta forma no Tocantins e Mato Grosso e estamos trazendo essa técnica para cá”.

Responsáveis discutiram melhorias nesta sexta (24). Foto: Renê Marcio Carneiro)

O superintendente regional, Antônio de Castro Vieira, informou que o escritório do Ibama na cidade também vai receber novos servidores, ampliando a qualidade do serviço prestado à população. “Nossa unidade de Corumbá vai receber mais três servidores, ampliamos nossa brigada para efetivo com 21 pessoas e, estamos indo além. Vamos buscar as brigadas voluntárias num plano piloto, ainda este ano”, explicou Vieira ao chefe do Executivo Municipal.

Em declaração, o prefeito Ruiter afirmou que o executivo municipal está estreitando o relacionamento com os órgãos competentes para que as condições de preservação e proteção do ecossistema aconteçam. “O Ibama vai aumentar o número de brigadistas de combate a incêndio, no ano passado e no começo deste a quantidade de focos foi alta e trouxe problemas, afetou a saúde das pessoas. Preparando melhor, tendo condições de enfrentamento teremos uma maior probabilidade de garantir segurança e uma proteção maior ao Pantanal”.

Nesta matéria foram utilizadas informações da Prefeitura Municipal de Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

OPERAÇÃO PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PF cumpre mandado de prisão em empresários e funcionários da prefeitura de Corumbá
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em residência no Cristo Redentor
GERAL
Homem fica ferido após colisão de motos
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa