Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Homenagens à padroeira de Forte Coimbra preservam tradição histórica e cultural

18 julho 2018 - 09h20Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes participou das celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Forte Coimbra nesta segunda-feira, 16 de julho. Ao lado da primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o chefe do Executivo Municipal acompanhou a procissão em que a imagem sagrada é carregada por uma guarda real com vestimentas de gala da época do Império. O cortejo segue da capela para a vila militar e termina às margens do rio Paraguai.

Iunes destacou que a celebração da padroeira de Forte Coimbra fortalece a preservação da memória histórica da fortificação, fundamental para a defesa do Brasil durante a guerra contra o Paraguai. Para ele, também reforça a devoção e a fé que a comunidade da região tem em Nossa Senhora do Carmo. “É uma data importante e a Prefeitura está ao lado da comunidade nesta bela celebração”, disse o prefeito, que visitou as dependências da escola rural da região.

Também participou da festa, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz. Ele destacou que as comemorações em homenagem à santa padroeira do Forte é uma das atrações que integram o roteiro turístico e cultural de Corumbá. A celebração é organizada pelo Comando da 3ª Companhia de Fronteira Porto Carrero.

A data

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado com muita fé, pois à santa são creditados milagres durante batalhas contra espanhóis e paraguaios, em 1801 e 1864. Conta a história, que Nossa Senhora do Carmo livrou a guarnição militar do forte (110 homens, cinco canoas e três canhões) de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando um exército espanhol (600 homens, navios e 30 canhões) tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal. Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas bateram em retirada ao verem a imagem da santa na entrada do forte.

Desde então, a imagem passou a ser reverenciada pela população local. A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai. No dia 28 de dezembro de 1864, tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros (149 homens) resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da santa e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes.

A mesma imagem, trazida pelo construtor e depois comandante do forte, Ricardo Franco, encontra-se na capela da vila, onde recebe as honras militares. As joias, fotos, dinheiro e condecorações junto a seu manto representam graças recebidas.

A fortificação foi construída em 1775 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) 200 anos depois.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação