Menu
sábado, 02 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Homenagens à padroeira de Forte Coimbra preservam tradição histórica e cultural

18 julho 2018 - 09h20Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes participou das celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Forte Coimbra nesta segunda-feira, 16 de julho. Ao lado da primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o chefe do Executivo Municipal acompanhou a procissão em que a imagem sagrada é carregada por uma guarda real com vestimentas de gala da época do Império. O cortejo segue da capela para a vila militar e termina às margens do rio Paraguai.

Iunes destacou que a celebração da padroeira de Forte Coimbra fortalece a preservação da memória histórica da fortificação, fundamental para a defesa do Brasil durante a guerra contra o Paraguai. Para ele, também reforça a devoção e a fé que a comunidade da região tem em Nossa Senhora do Carmo. “É uma data importante e a Prefeitura está ao lado da comunidade nesta bela celebração”, disse o prefeito, que visitou as dependências da escola rural da região.

Também participou da festa, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz. Ele destacou que as comemorações em homenagem à santa padroeira do Forte é uma das atrações que integram o roteiro turístico e cultural de Corumbá. A celebração é organizada pelo Comando da 3ª Companhia de Fronteira Porto Carrero.

A data

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado com muita fé, pois à santa são creditados milagres durante batalhas contra espanhóis e paraguaios, em 1801 e 1864. Conta a história, que Nossa Senhora do Carmo livrou a guarnição militar do forte (110 homens, cinco canoas e três canhões) de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando um exército espanhol (600 homens, navios e 30 canhões) tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal. Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas bateram em retirada ao verem a imagem da santa na entrada do forte.

Desde então, a imagem passou a ser reverenciada pela população local. A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai. No dia 28 de dezembro de 1864, tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros (149 homens) resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da santa e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes.

A mesma imagem, trazida pelo construtor e depois comandante do forte, Ricardo Franco, encontra-se na capela da vila, onde recebe as honras militares. As joias, fotos, dinheiro e condecorações junto a seu manto representam graças recebidas.

A fortificação foi construída em 1775 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) 200 anos depois.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Imunização
Corumbá terá três postos de multivacinação neste sábado, 02 de março
Ranking
MS é destaque nacional na gestão de recursos federais e execução de projetos e convênios
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Campanha
Ladário expande vacinação contra dengue nas escolas da rede municipal
Evento
Corumbá sedia 3ª edição da Copa dos Campeões da Assomasul neste final de semana
Mudanças
Supremo derruba a regra sobre distribuição de sobras eleitorais em eleições proporcionais
Em processo
Reunião com novos diretores aborda habilitação de unidade de saúde exclusiva para presídios
Turismo ecológico
Encontro aborda aspectos da educação ambiental no turismo do Pantanal
Direito à saúde
DPU assegura que imigrantes sejam incluídos na fila de transplantes

Mais Lidas

10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
27 vagas
Inscrições para concurso de professores da UFMS seguem abertas até 7 de março