Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Histórias de moradores de Corumbá são registradas em museu virtual

05 outubro 2018 - 07h09Assessoria de Comunicação

Curiosidades da história e da cultura de Corumbá (MS) sob a ótica dos próprios moradores serão registradas em um museu que poderá ser acessado pela internet. O projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é desenvolvido em Corumbá (MS) com a participação de profissionais da rede municipal de ensino e alunos. A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que já realizou o projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC), Xambioá (TO) e Fercal (DF).

O lançamento do Museu da Pessoa em Corumbá foi feito em um ano marcante para o município, que em 2018 completou 240 anos. A cidade também foi contemplada neste ano, em comemoração aos 100 anos do Grupo Votorantim, pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE tem como objetivo estimular melhorias na educação pública, por meio de consultorias e formação para os profissionais da rede municipal, além de mobilização social para engajar a comunidade a participar de transformações em prol de uma educação de melhor qualidade.

“A Votorantim Cimentos sempre está atenta às necessidades das comunidades em que atua, e realiza iniciativas sólidas que contribuem para mudar a vida das pessoas. O lançamento do Museu da Pessoa e do PVE, portanto, reforça o quanto estamos comprometidos com o desenvolvimento duradouro de Corumbá, de forma sustentável”, afirmou Fernanda Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos.

Museu de histórias de vida - Para levantar as histórias dos moradores de Corumbá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram oficinas com a participação de 36 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, coordenadores e gestores escolares. Na 4ª oficina, realizada no dia 27 de setembro, na Escola Municipal Barão do Rio Branco, os profissionais apresentaram as sinopses e roteiros das histórias, as autorizações de uso de imagem e o cadastro dos 24 moradores entrevistados.

As entrevistas foram feitas pelos alunos da rede municipal, com supervisão dos profissionais da educação, e gravadas em vídeo. Os estudantes também produziram textos e desenhos dos entrevistados. Os registros serão posteriormente disponibilizados no Museu da Pessoa, para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site: www.museudapessoa.net . As histórias de vida também serão publicadas em um livro didático, que será distribuído nas escolas públicas e servirá de suporte para os professores realizarem atividades em sala de aula.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Moura, salienta a boa receptividade do projeto no município: “Este projeto estimulado pela Votorantim Cimentos permite eternizarmos nossas histórias e a nossa cultura. Todas as pessoas envolvidas estão bastante felizes em serem protagonistas da construção deste museu que poderá ser acessado por muitas gerações. Além disso, o projeto contribui ainda mais para a formação dos alunos, somando esforços para incentivar o interesse pela leitura, já que o projeto também conta com a produção de um livro de histórias”, disse.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico
Repercussão
Postura fará nova vistoria em bar da rua América
Plantão
Bombeiros registram cinco ocorrências e três vítimas em 24 horas
Inclusão
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá

Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Polícia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões