Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Histórias de moradores de Corumbá são registradas em museu virtual

05 outubro 2018 - 07h09Assessoria de Comunicação

Curiosidades da história e da cultura de Corumbá (MS) sob a ótica dos próprios moradores serão registradas em um museu que poderá ser acessado pela internet. O projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, é desenvolvido em Corumbá (MS) com a participação de profissionais da rede municipal de ensino e alunos. A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que já realizou o projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC), Xambioá (TO) e Fercal (DF).

O lançamento do Museu da Pessoa em Corumbá foi feito em um ano marcante para o município, que em 2018 completou 240 anos. A cidade também foi contemplada neste ano, em comemoração aos 100 anos do Grupo Votorantim, pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE tem como objetivo estimular melhorias na educação pública, por meio de consultorias e formação para os profissionais da rede municipal, além de mobilização social para engajar a comunidade a participar de transformações em prol de uma educação de melhor qualidade.

“A Votorantim Cimentos sempre está atenta às necessidades das comunidades em que atua, e realiza iniciativas sólidas que contribuem para mudar a vida das pessoas. O lançamento do Museu da Pessoa e do PVE, portanto, reforça o quanto estamos comprometidos com o desenvolvimento duradouro de Corumbá, de forma sustentável”, afirmou Fernanda Recife, analista de Responsabilidade Social, da Regional Centro-Norte, da Votorantim Cimentos.

Museu de histórias de vida - Para levantar as histórias dos moradores de Corumbá, a Votorantim Cimentos e o Museu da Pessoa promoveram oficinas com a participação de 36 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, coordenadores e gestores escolares. Na 4ª oficina, realizada no dia 27 de setembro, na Escola Municipal Barão do Rio Branco, os profissionais apresentaram as sinopses e roteiros das histórias, as autorizações de uso de imagem e o cadastro dos 24 moradores entrevistados.

As entrevistas foram feitas pelos alunos da rede municipal, com supervisão dos profissionais da educação, e gravadas em vídeo. Os estudantes também produziram textos e desenhos dos entrevistados. Os registros serão posteriormente disponibilizados no Museu da Pessoa, para acesso gratuito de qualquer lugar do mundo, por meio do site: www.museudapessoa.net . As histórias de vida também serão publicadas em um livro didático, que será distribuído nas escolas públicas e servirá de suporte para os professores realizarem atividades em sala de aula.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Moura, salienta a boa receptividade do projeto no município: “Este projeto estimulado pela Votorantim Cimentos permite eternizarmos nossas histórias e a nossa cultura. Todas as pessoas envolvidas estão bastante felizes em serem protagonistas da construção deste museu que poderá ser acessado por muitas gerações. Além disso, o projeto contribui ainda mais para a formação dos alunos, somando esforços para incentivar o interesse pela leitura, já que o projeto também conta com a produção de um livro de histórias”, disse.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 11,1 bilhões em 2017. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Turismo
Profissionais do Nordeste do Brasil recebem capacitação sobre destinos turísticos de MS
Destaque
Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Procupação
Prorrogações pela Covid fez acumular mais de 68 mil processos de CNH no Detran de MS
Dia dos Povos Indígenas
Conheça a trajetória de Fernando, 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indígena
Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo