As vantagens competitivas, a infraestrutura existente e necessária, as condições de navegabilidade e o que a Hidrovia Paraguai – Paraná representa e pode representar em termos econômicos e logísticos é tema do terceiro episódio da série “Debates para o Brasil do futuro”, do IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras).
José Renato Ribas Fialho, Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários da Antaq e Diretor Superintendente Substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), falou sobre temas como a importância da hidrovia para a Argentina exportar granéis agrícolas e também contextualizou a participação de outros países. “O Uruguai é um perfil um pouco diferente, atua muito mais como um prestador de serviços. Parte da carga que vem do Paraguai e da Bolívia, desce por comboios de barcaças e ao chegar no Estuário do Prata, utilizam portos tanto na Argentina quanto no Uruguai para fazer o transbordo, passando de uma embarcação fluvial para uma embarcação marítima e, assim, alcançando o comércio mundial”.
No caso do Brasil, praticamente todo o transporte realizado é relacionado a minério de ferro. José Renato também destacou a necessidade de mais ferrovias e/ou rodovias que cheguem até a Hidrovia para o escoamento de grãos no estado do Mato Grosso do Sul e também falou sobre questões ambientais que devem ser levadas em conta em estudos atuais e futuros para a minimização dos impactos, além da securitização da Hidrovia.
Números da Hidrovia:
Em 2021, foram 3 mil toneladas de carga transportada na Hidrovia. Deste total, 90% foi para a exportação de minério de ferro. Em 2014, houve o recorde nos últimos 11 anos de movimentação: 6,3 milhões de toneladas (mais de 90% de minério de ferro). Com a infraestrutura atual, poderiam ser transportadas 40 milhões de toneladas. Assista a entrevista no link.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbaense Eduardo Melo é campeão e promessa do Sub-14 paulista

Clarão surpreende Corumbá e outras cidades de MS; hipótese é lixo espacial

Quase metade da população jovem de MS trabalha, mas não estuda

Órgãos públicos abrem vagas com salários de até R$ 11 mil em MS

Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet
Corpo de Bombeiros atende cinco ocorrências em 24 horas de plantão
Destaques incluem colisão no Loteamento Pantanal, resgate no Porto da Manga e captura de pitbull

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 130 milhões
Temperaturas sobem e tempo estável deve marcar o fim de semana na região
Sábado e domingo devem registrar mínima de 15°C e máxima de 31°C em Corumbá e Ladário
geralEnergisa participa do Banho de São João com atendimento e sorteio de prêmios
Com unidade móvel, Energisa oferece palestras, troca de lâmpadas e sorteio de eletrodomésticos
