Menu
segunda, 24 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Guardas Municipais passam por treinamento para porte e manuseio de armas de fogo

07 julho 2022 - 09h53Redação

Servidores da Guarda Civil Municipal de Corumbá habilitados para porte e manuseio de arma de fogo  do tipo pistola, receberam qualificação por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. Toda a realização do processo segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes que determina o constante trabalho de qualificação e formação da GCM, além de garantir melhorias na estrutura da corporação. 

“Portaria da Polícia Federal determina que todo ano esses guardas sejam submetidos a um processo de reciclagem. O instrutor da Polícia Militar, cabo Paulo Vitor, foi gentilmente cedido pela comandante do 6° Batalhão da PM, tenente-coronel Letícia. Ele é credenciado pela Polícia Federal, tem curso em São Paulo. Foi uma semana em treinamento com grupo de 10 guardas. Primeiramente, é teórico. Ele tem um software que treina o tiro seco, para fins de melhorar a habilidade; para só então ir para o estande fazer o tiro com munição real”, explicou o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel da PM César Freitas Duarte. 

De acordo com o secretário, após o treinamento ele percebeu “melhora significativa no adestramento do efetivo. Isso possibilita melhora na efetividade do emprego do armamento; impedindo falhas e permitindo que saibam sanar panes no armamento. Ao melhorarmos o adestramento, damos melhores condições de trabalho para o guarda municipal, que assim presta melhor serviço à população”, destacou Freitas. Hoje a Guarda Civil Municipal mantém revólveres calibre 38. As pistolas calibre ponto 40 estão em processo de aquisição. 

Passada essa etapa do treinamento, os guardas civis municipais vão agora para avaliação psicológica. “O guarda municipal Cleber Figueiredo, que é credenciado pela Polícia Federal, é o nosso gerente operacional e vai aplicar a prova desse conhecimento adquirido por essa turma de guardas. Para, só depois, validar esse treinamento e constar na ficha individual de cada guarda essa capacitação”, completou o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O treinamento dos demais guardas civis municipais habilitados para porte e manuseio de arma de fogo do tipo pistola será realizado gradativamente pelo Município. 

“Temos uma Guarda que era patrimonial e hoje, por lei federal, está contemplada como uma instituição policial. Futuramente ela vai ser uma polícia municipal, ou melhor, já é. Então, para isso, a legislação é muito rigorosa. A legislação determina que todos os guardas façam a qualificação naquele armamento, não pode ficar um sem ser qualificado e estamos dividindo em turmas, de maneira que todos sejam capacitados ao longo do tempo”, finalizou César Freitas. 

 

 

* Informações da Assessoria da PMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Brigadistas atuam na divisa com a Bolívia para fogo não chegar à Serra do Amolar
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal
Público-alvo
Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
18 km de distância
Bombeiros monitoram incêndio na divisa com Mato Grosso
Destaque
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul renova selo de Hospital Amigo da Criança
2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Em Aquidauana
Pantanal Tech MS promove painéis empresariais sobre mercado da carne e nutrição animal
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tempo
Com previsão de tempo quente e seco, sábado tem sol e variação de nebulosidade em MS
Corumbá deve atingir a máxima de 34°C

Mais Lidas

2ª noite
Concurso de Quadrilhas Juninas é atração deste sábado no Banho de São João
Trabalho que emociona
"Bombeiros são anjos", diz idoso resgatado das chamas na região do Bracinho
Tradição
Concurso premia 10 andores na primeira noite do Arraial do Banho de São João
Reforço
Mais três aeronaves chegam neste sábado para fortalecer combate à incêndios no Pantanal