Menu
segunda, 09 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Governo incentiva a exportação de grãos pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia

23 abril 2018 - 10h39G1

O governo de Mato Grosso do Sul está incentivando a exportação de grãos pelas fronteiras do estado com o Paraguai e a Bolívia. Decreto publicado na semana passada alterou as regras do Programa de Estímulo à Exportação ou a Importação pelos Portos do Rio Paraguai, o Proexprp, incluindo o escoamento por Ponta Porã e estimulando os embarques por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

A redação original do programa estabelecia uma equivalência entre o volume de grãos exportado por Porto Murtinho, Corumbá e Ladário e as vendas internas, determinando que para cada tonelada de soja de milho embarcada para o exterior por estes terminais, o exportador deveria comercializar a mesma quantidade no mercado local.

Com a alternação, o governo do estado flexibilizou a contrapartida para quem já exportou no ano passado e incluiu Ponta Porã, entre os município beneficiados pelo programa. O objetivo é estimular, por exemplo, o uso do porto de Concepción, no Paraguai, que teve o terminal inaugurado em fevereiro deste ano e está a cerca de 200 quilômetros de Ponta Porã, podendo ser usado para encaminhar a soja do estado para terminais argentinos.

Com a mudança, 5% de tudo que a empresa exportou no ano passado, ela poderá exportar por Ponta Porã sem a cobrança de equivalência em 2018. Mas, se a empresa tiver exportado no ano passado por Porto Murtinho, Corumbá ou Ladário, ela terá o desconto de 7,5% sobre tudo que ela vendeu ao mercado externo em 2017.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, alteração no decreto foi feita para impulsionar as exportações de milho e soja no Estado, principalmente em um momento em que é necessário escoar os grãos que resultaram da safra.

“Tivemos uma safra recorde de soja com 9,558 milhões de toneladas do grão e precisamos ecoar toda essa produção. As hidrovias são a melhor maneira de exportar nosso produto e por isso estamos incentivando o uso deste modal”, disse o secretário.

O presidente da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, acredita que a flexibilização pode abrir novos caminhos e mercados para a exportação de soja e milho, pois com a saída por Ponta Porã, o porto de Concepcion abre novas opções para vários municípios do Estado.

“Precisamos ter agilidade no setor aduaneiro de Ponta Porã para conseguir entrar com as cargas no Paraguai. Isso melhora a margem de lucro do produtor rural e incentivando a abertura de novas fronteiras agrícolas”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Se inscreveu?
Correios divulgam locais de prova de concurso no domingo
Pantanal
Brigadistas atuam para recuperar áreas atingidas pelo fogo na Serra do Amolar
Entenda
Prorrogação para regularizar débitos do Simples Nacional não vale se recebeu Termo de Exclusão
Provocado por terceiros
Dois bairros de Ladário estão sem abastecimento de água nesta segunda, 09
Veja os vencedores
Criatividade é destaque nos presépios premiados em concurso que dá luz aos artesãos
Alerta
De alergia a alteração hormonal, veja riscos de consumir whey adulterado
Domingo, 15
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 em homenagem à jornalista de Corumbá
Plantão
De vítima de agressão à resgate de filhote de macaco, Bombeiros registram nove atendimentos
8m de altura
Homem sofre afundamento de crânio após cair em córrego de Corumbá
Carreira
Inep divulga lista de aprovados sub judice do Revalida 2024

Mais Lidas

Se inscreveu?
Correios divulgam locais de prova de concurso no domingo
Pantanal
Brigadistas atuam para recuperar áreas atingidas pelo fogo na Serra do Amolar
Entenda
Prorrogação para regularizar débitos do Simples Nacional não vale se recebeu Termo de Exclusão