Menu
terça, 12 de novembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Governo de MS atende ao setor produtivo e extingue ICMS garantido

01 agosto 2018 - 09h30Kamilla Marques

O governador de MS, Reinaldo Azambuja, assinou nesta terça-feira (31) decreto que extingue o ICMS Garantido para o comércio e também acaba com a substituição tributária para pequenas indústrias enquadradas no Simples Nacional. 

Instituído no ano 2000, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) Garantido fazia a cobrança antecipada da tributação de mercadorias e matérias-primas adquiridas em outros estados por contribuintes de Mato Grosso do Sul, antes da comercialização. Desde o início, o setor produtivo solicitava a revisão da prática que afetava até hoje 3.733 contribuintes. 

“Era uma demanda de quase 20 anos que tínhamos junto aos governantes. Agora o comerciante terá mais fôlego nas finanças, já que pagará os impostos apenas após vender a mercadoria”, destaca Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e também da Fecomércio MS. “É um momento para se comemorar. Conseguimos essa melhoria graças à união das federações, de todo o setor produtivo”, complementou o superintendente do Sebrae no estado, Claudio Mendonça. 

A medida foi possível devido à implantação de sistemas digitais que possibilitam à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) ter conhecimento das operações de circulação de mercadorias. A cobrança do ICMS Garantido representava 3% da arrecadação mensal de MS. Segundo Azambuja, o impacto financeiro, porém, era muito maior para os pequenos negócios, que viam seu fluxo de caixa ser afetado. 

“Este novo decreto dá uma flexibilidade e garante maior competitividade às empresas. Temos a obrigação de inovar e resolver problemas para poder investir no que é prioritário para a população. E é aí que entra também o trabalho do setor produtivo, com o Sebrae e as federações, que capacitam em gestão e preparam a mão-de-obra”, garante o governador.

Quanto ao ICMS de Substituição Tributária, as medidas trarão redução de custo tributário para 848 pequenas indústrias a partir de agosto. Com o novo decreto, quando a pequena indústria adquirir de outros estados matéria-prima, produto intermediário ou material de embalagem, ficará submetida apenas à antecipação referente ao diferencial de alíquotas sobre o valor da operação de aquisição, sem o uso de qualquer margem de valor agregado e não mais ao ICMS devido por substituição tributária.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos
Meio Ambiente
Após sequência de chuvas, nível do rio Paraguai aumenta de norte a sul no Pantanal
Relação Internacional
Ministro e 19 juízes bolivianos recebem títulos de hóspede de honra de Corumbá
Utilidade Pública
Quatro bairros de Corumbá estão com falta de água nesta segunda
9ª edição
Após incêndios, Expedição Pantanal navega para atender comunidades ribeirinhas
Pedido popular
Nova lei da Bolsa Atleta e Técnico de MS inclui surdos e equidade de gênero
Prestação de contas
Em quatro meses, mais de R$ 850 milhões foram investimentos na Saúde de MS
Tentativa de feminicídio
Mulher tem nariz amputado após ser golpeada por genro com facão
Economia Nacional
Mercado financeiro estima inflação de 4,62% em 2024
Enem 2024
Segundo dia de prova do Enem tem 66,6% de presença em MS

Mais Lidas

Tentativa de feminicídio
Mulher tem nariz amputado após ser golpeada por genro com facão
Últimas 24h
Bombeiros registram 12 atendimentos e 10 vítimas no plantão
210 mil vagas
Período de pré-matrículas das escolas estaduais de MS começa nesta segunda-feira
Utilidade Pública
Quatro bairros de Corumbá estão com falta de água nesta segunda