Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fundação do Meio Ambiente reforça capacitação de catadores de recicláveis

10 julho 2020 - 14h05Assessoria

Em 2019 a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma extensa agenda de capacitações para catadores de materiais Recicláveis no CRAS II, no bairro Guató, parte alta da cidade.

As capacitações são realizadas com associados de ambas as associações – Vale da Esperança e a Preservadores do Meio Ambiente – mediante prévio agendamento (planilha) e registradas em ata e listas de presença, posteriormente assinadas pelos participantes. As ações seguiram o seguinte cronograma, de acordo com as descrições em ata.

1ª Capacitação: ao primeiro dia do mês de julho do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com os Catadores de Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a primeira capacitação: “A importância do associativismo e revisão do estatuto das associações de catadores”. A capacitação foi realizada pelo Assessor Jurídico da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Foram capacitados 43 associados.

2ª Capacitação: aos vinte e dois dias do mês de julho do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com os Presidentes das duas Associações de Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a segunda capacitação: “A importância dos centros de triagem no Brasil”. A capacitação foi realizada por Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Foram capacitados 67 associados.

3ª Capacitação: aos cinco dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com as Associações de Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a terceira capacitação: “Fortalecimento da relação interpessoal das associações de catadores”. A capacitação foi realizada por Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Foram capacitados 67 catadores.

4ª Capacitação: aos dois dias do mês de setembro do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com as Associações de Catadores Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a quarta capacitação: “Introdução ao empreendedorismo”. A capacitação foi realizada Por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram capacitados 69 catadores.

5ª Capacitação: aos quatorzes dias do mês de outubro do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com as Associações de Catadores Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a quarta capacitação: “Importância dom uso de equipamentos de proteção individual – EPI’S”. A capacitação foi realizada pela Coordenadoria de Segurança e Saúde Ocupacional. Foram capacitados 42 catadores.

6ª Capacitação: aos quatro dias do mês de novembro do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com as Associações de Catadores Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a sexta capacitação: “Gestão administrativa e financeira para as associações de catadores”. A capacitação foi realizada pela Coordenadoria do Curso de Administração da Faculdade Salesiana de Santa Teresa. Foram capacitados 38 catadores.

7ª Capacitação: aos nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezenove a partir das 8h às 11h, a Fundação do Meio Ambiente por meio do Núcleo de Educação Ambiental se reuniu com as Associações de Catadores Materiais Recicláveis no Cras II, para realizar a sétima capacitação: “Dinâmica de integração, relações humanas e convívio social”. A capacitação foi realizada por Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Foram capacitados 82 catadores.

Foram capacitados cerca de cem (100) associados. No decorrer das capacitações os associados manifestaram a possibilidade de se tornarem uma cooperativa de catadores de recicláveis. As informações são da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal