Menu
sábado, 11 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Fronteira é reaberta, mas clima de tensão continua na Bolívia

26 julho 2022 - 09h02Gesiane Sousa

A fronteira entre a Bolívia e o Brasil, por Corumbá, foi reaberta na noite desta segunda-feira (25). Veículos já podem atravessar a linha de fronteira entre os dois países, mas isso não significa que os manifestantes tenham aceitado a decisão do governo de manter o adiamento do Censo Populacional. Apesar do governo ter mantido sua posição, a greve foi considerada bem sucedida devido o alcance atingido e o apoio da população, que permaneceu em casa. Houveram protestos em diversos pontos da capital e em pelo menos 15 dos 54 mumnicípios do departamento de Santa Cruz.  

Representantes do movimento alertam para que a população da Bolívia contiue em situação de emergência, porque a Comissão Interinstitucional, promotora do Recenseamento da População e Habitação, vai reunir-se na quinta-feira (28) para outras medidas, caso o Executivo não se resuma, de uma vez por todas, definindo uma uma data para o censo em 2023, o protesto departamental será reavaliado.  

As instituições de Santa Cruz aguardarão os resultados da reunião realizada pelo presidente Luis Arce com os prefeitos das nove capitais departamentais, além de El Alto. O prefeito de Santa Cruz, Jhonny Fernández, antecipou no domingo (24) que nessa nomeação iria solicitar a antecipação do registro, para que com esses resultados se estabeleça um novo pacto fiscal e, assim, uma nova realocação de recursos para o regiões. Ontem (25) esteve afastado do Comité Interinstitucional, mas depois apareceu para explicar a sua posição sobre a greve. 

Manifestantes afirmam que se o governo não aceitar negociar o Paro Cívico continuará.Manifestantes contrários ao adiamento do Censo Populacional aguardam reunião de quinta (28) para definir novos passos na greve. Foto: Capital do Pantanal

Entenda

O presidente Luis Arce colocou em vigor o Decreto 4760 com o qual estabelece a realização do censo por um dia entre maio e junho de 2024. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Nacional de Autonomias (CNA) que pediu o adiamento do censo. "É muito perigoso realizar o Censo em 2024 porque será um ano eleitoral. Vamos acabar misturando o técnico com o político", disse o reitor da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (Uagrm) Vicente Cuellar, que ratificou a proposta de aplicar "tecnicamente" o grande levantamento em 28 de junho de 2023. 

A vice-ministra da Comunicação da Bolívia, Gabriela Alcón, disse que em Santa Cruz houve "uma greve parcial" e mereceu a convocação do Comitê Cívico. Ele garantiu que, segundo relatos da Federação das Associações Municipais (FAM) da Bolívia, 90% dos governos locais trabalham normalmente. 

A autoridade ressaltou a decisão tomada pela ANC de adiar o censo e que foi a base do Decreto 4760. "O (Conselho Nacional de Autonomias) já tomou uma decisão; ele já falou e os governadores têm participado. É bom ouvir o que foi avançado, o trabalho que é feito", disse a autoridade. 

O vice-ministro da Coordenação de Governo, Gustavo Torrico, foi mais contundente, encerrou qualquer possibilidade de ajuste da data do grande levantamento. "O censo é para 2024, já tem um decreto, tem um convênio com as prefeituras e os prefeitos. O diálogo está aberto sem condições", disse após questionar a greve devido às perdas que causou, especialmente no setor informal. 

O dia do protesto começou ruidosamente com episódios de tensão na cidadela do Plano Três Mil, onde as autoridades do governo central chegaram para "garantir" o direito ao movimento e ao trabalho. Os mercados populares naquela área permaneceram abertos, mas havia poucos compradores. 

O ministro das Obras Públicas, Edgar Montaño, foi muito ativo ontem com os habitantes de Santa Cruz que se manifestaram contra a greve. A autoridade, por meio de suas redes sociais, divulgou vídeos em que vários ativistas se mobilizaram para levantar os bloqueios. 

 

 

* Com informações do El Deber

Deixe seu Comentário

Leia Também

Emocionante
Bombeiros comemoram o Dia das Mães no Asilo São José
Pesquisa
Mais de 80% dos entrevistados devem comemorar o Dia das Mães em casa
Na Capital
Processo seletivo para Analista Contábil tem salário de 4 mil em Campo Grande
Polícia
Foragido por morte no Pernambuco é capturado em fazenda de Corumbá
Lista Tríplice
UFMS escolhe nova diretoria com abstenção de 30 mil eleitores
Na Capital
IEL abre inscrições de voluntários para atuar nas arrecadações do MS Pela Vida
Economia
Exportações de MS chegam a 3,1 bilhões de dólares no acumulado do 1º quadrimestre de 2024
Economia
Número de empresas abertas cresce 29% no mês de abril em Mato Grosso do Sul
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua 2024 segue com inscrições; 1ª etapa será dia 25
Esporte
13ª edição dos Jogos da Criança reúne mais de 800 alunos da REME

Mais Lidas

Fiscalização
Adolescente de 16 anos é presa com pacotes de Skunk na bagagem
Tempo
Corumbá amanhece sob névoa, mas máxima pode atingir 33°C nesta sexta-feira
Mandado de Busca
Operação da PF combate abuso sexual infantil em Corumbá
Economia Nacional
Aegea Saneamento registra lucro líquido de R$ 394,1 milhões no 1º trimestre de 2024