Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Fred Pearce, premiado escritor inglês, visita o Pantanal brasileiro na próxima semana

24 agosto 2018 - 10h52Kamilla Marques

Fred Pearce, escritor e jornalista inglês que visitou mais de 64 países e publicou doze livros sobre temas relacionados ao meio ambiente, popularização da ciência e desenvolvimento visita o Pantanal para coletar material para seu próximo livro. O projeto do livro, idealizado pela Wetlands International, tem como objetivo chamar atenção para a conservação e restauração de áreas úmidas em todo o mundo. Pearce chega em Campo Grande no próximo dia 27 de agosto, seguindo para a região de Aquidauana e Corumbá, de onde sai para um sobrevoo até a base do SESC Pantanal, que fica em Poconé (MT). No dia 3 de setembro, o escritor volta à Campo Grande e palestra para alunos da UFMS.

A redação do livro será baseada em pesquisa de campo de 30 a 40 dias feita em doze localidades de zonas úmidas distribuídas em oito países, que colocará em evidência os valores e vulnerabilidades dessas áreas. O livro também irá sublinhar os benefícios que as zonas úmidas fornecem para outros ecossistemas tão diversos quanto florestas tropicais, desertos, tundras árticas e regiões costeiras. Entre as ameaças à biodiversidade da região, estão a construção de hidrovias, a silvicultura e as carvoarias.

Durante a visita, o escritor será acompanhado pelo pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS, Fabio de Oliveira Roque, pela representante da Wetlands International no Brasil, a ecóloga Rafaela Nicola, pela diretora da Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Áurea da Silva Garcia, e pelo pesquisador e fotógrafo José Sabino, além de outros pesquisadores especialistas na região do Pantanal.

A previsão é de que o livro seja lançado em 2 de fevereiro de 2020, no Dia Mundial das Áreas Úmidas, na Holanda, e seja posteriormente traduzido do inglês para o francês e espanhol, seguido de outros idiomas.

Atualmente Pearce é consultor para o meio ambiente da revista New Scientist e faz contribuições regulares para os jornais britânicos Daily Telegraph, The Guardian, The Independente Times Higher Education. Seu livro “O Aquecimento Global: Causas e Efeitos de um Mundo Mais Quente” (Publifolha, 2007) encontra-se esgotado no Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal
SAÚDE
Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país
CLIMA
Chuva forte e volumosa e temporais em SC, no PR, em MS e em SP
CULTURA
Sesc Corumbá abre inscrições para cursos de música, dança e pintura à distância
POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
COVID-19
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Casa tem princípio de incêndio após vela de altar derreter
GERAL
Corpo de Bombeiro captura jacaré que estava andando na rua em Ladário

Mais Lidas

GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego