Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Focos de incêndio caem 83% em uma semana após ação integrada no Pantanal

15 agosto 2020 - 10h35Nyelder Rodrigues do Correio do Estado

Comandada pela Marinha e contando com auxílio do Governo do Estado, em especial do Corpo de Bombeiros, a Operação Pantanal II conseguiu reduzir nesta semana, entre os dias 7 e 13 de agosto, em 83% o número de focos de incêndio na região do Pantanal Sul-mato-grossense. O número caiu de 301 registros para 50 nesse período.

A divulgação dos dados foi feita em live do Governo nesta sexta-feira (14). As ações no Pantanal são feitas por equipes dos Bombeiros, brigadistas do Prevfogo, entidade ligada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental e militares da Marinha e Exército.  

A coordenação estadual da operação ficou sob tutela da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). "Sem todo esse esforço conjunto, a situação seria inimaginável", frisa o chefe da pasta, Jaime Verruck.

"Tivemos uma redução expressiva no número de focos de incêndio no Pantanal, mas temos ainda os impactos na biodiversidade pantaneira, os prejuízos à fauna, à flora e à atividade econômica da região. Os combates continuam enquanto houver focos de incêndio no Pantanal", diz Jaime.

Já segundo o tenente-coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros, os focos atualmente se concentram em três áreas. Uma delas é o Sesc Pantanal, no Mato Grosso, e a outras duas em Mato Grosso do Sul, no município de Corumbá e na Terra Indígena Kadweus.  

"Nossa estimativa é de que, em Mato Grosso do Sul, cerca de 910 mil hectares do Pantanal foram queimados entre janeiro e agosto deste ano. Somados a cerca de 640 mil hectares no Mato Grosso, são 1,55 milhão de hectares de vegetação atingida pelo fogo no Bioma Pantanal em 2020", informa o tenente-coronel.  

Condições favoráveis

De acordo com a coordenadora do Centro Estadual de Monitoramento do Tempo (Cemtec), Franciane Rodrigues, informou que a partir do próximo domingo (17) haverá condições favoráveis para o registro de chuva na região pantaneira, sul, sudoeste e central de Mato Grosso do Sul. O mesmo deve ocorrer na segunda-feira (18) e terça-feira (19), praticamente nas mesmas áreas.  

"Vamos iniciar a semana alguns dias de boas condições de chuva na região atingida pelas queimadas. De 22 a 30 de agosto, no entanto, não há indicações de chuva na região, mas a partir do dia 22, a temperaura deve cair em todas as regiões, com a chegada de uma frente fria ao Estado", explica Franciane.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas