Menu
quarta, 28 de fevereiro de 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Vetorial - fevereiro 2024
Geral

FMS capacita professores da rede pública de Corumbá para orientação de projetos de pesquisa

29 maio 2018 - 13h59Assessoria de imprensa

Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá em outubro.

Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da rede pública da região. Esse é objetivo do curso "Metodologia da pesquisa para orientadores de iniciação científica no ensino fundamental e médio", oferecido pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O segundo encontro presencial do curso foi realizado no último dia 25, no IFMS. Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região participaram da aula.

"Demonstramos um passo-a-passo de como o professor pode estimular o estudante a desenvolver sua pesquisa", afirmou o coordenador do curso, Everton Policarpi.

A capacitação aborda aspectos gerais da iniciação científica, da fase de concepção das ideias e organização das perguntas da pesquisa, até as questões metodológicas e de redação científica.

"Queremos estimular não apenas uma maior quantidade de trabalhos submetidos em nossa feira, mas sim a qualidade dessas pesquisas, de modo que este professor esteja apto a participar da Fecipan e de qualquer outro evento científico", pontuou Policarpi.

O curso tem carga horária total de 80 horas. Os próximos encontros presenciais estão marcados para os dias 2, 15 e 23 de junho. Atividades também são desenvolvidas em plataforma online.

A professora Elizabeth de Lima, participante do curso, avalia a capacitação de forma positiva. "Os professores têm apresentado metodologias diferenciadas e situações inovadoras para serem utilizadas dentro da escola", afirmou. "Já temos cinco projetos de pesquisa em andamento para apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal", adiantou a professora, que leciona na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.

Feiras de Ciência e Tecnologia - São promovidas anualmente pelos dez campi do IFMS. Em 2018, a previsão é que os eventos sejam realizados entre os dias 1º e 5 de outubro.

As feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e buscam estimular o desenvolvimento de pesquisas por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

Em breve, o IFMS publicará o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados nas feiras deste ano.

A premiação para os vencedores inclui o credenciamento para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Saiba mais sobre as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS na página do evento, no endereço http://www.ifms.edu.br/assuntos/eventos/feiras.

Texto originalmente publicado em http://www.ifms.edu.br/noticias/ifms-capacita-professores-para-orientacao-de-projetos-de-pesquisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março
Saúde Pública
UTI Neonatal em Corumbá é tema de audiência pública hoje, na Câmara
Justiça Eleitoral
Toffoli anula provas que embasam ação contra Delcídio no TRE
Reconhecimento
Policiais são homenageados por resgate de família que vivia em cárcere privado no Pantanal
Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
Atração confirmada
2º Festival de Cerveja de Bonito terá show de Raimundos
Consenso
Deputados aprovam proibição da pesca do Dourado por mais um ano em MS
Valorização
Adicional de fronteira a policiais e integrantes do Corpo de Bombeiros é solicitado na Câmara
Eleições 2024
TSE determina revalidação de biometria feita há mais de 10 anos
Campanha
Corumbá abre três postos para multivacinação neste sábado, 02 de março

Mais Lidas

Designada
Presídio feminino de Corumbá tem nova diretora
24 horas
Três vítimas são transportadas para o Pronto Socorro no último plantão
No acostamento
Traficantes abandonam caminhão com 360 kg de drogas na fronteira de Corumbá
Grátis até 2032
Mais de 14 mil novas identidades já foram emitidas em MS