Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

FMS capacita professores da rede pública de Corumbá para orientação de projetos de pesquisa

29 maio 2018 - 13h59Assessoria de imprensa

Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá em outubro.

Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da rede pública da região. Esse é objetivo do curso "Metodologia da pesquisa para orientadores de iniciação científica no ensino fundamental e médio", oferecido pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O segundo encontro presencial do curso foi realizado no último dia 25, no IFMS. Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região participaram da aula.

"Demonstramos um passo-a-passo de como o professor pode estimular o estudante a desenvolver sua pesquisa", afirmou o coordenador do curso, Everton Policarpi.

A capacitação aborda aspectos gerais da iniciação científica, da fase de concepção das ideias e organização das perguntas da pesquisa, até as questões metodológicas e de redação científica.

"Queremos estimular não apenas uma maior quantidade de trabalhos submetidos em nossa feira, mas sim a qualidade dessas pesquisas, de modo que este professor esteja apto a participar da Fecipan e de qualquer outro evento científico", pontuou Policarpi.

O curso tem carga horária total de 80 horas. Os próximos encontros presenciais estão marcados para os dias 2, 15 e 23 de junho. Atividades também são desenvolvidas em plataforma online.

A professora Elizabeth de Lima, participante do curso, avalia a capacitação de forma positiva. "Os professores têm apresentado metodologias diferenciadas e situações inovadoras para serem utilizadas dentro da escola", afirmou. "Já temos cinco projetos de pesquisa em andamento para apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal", adiantou a professora, que leciona na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.

Feiras de Ciência e Tecnologia - São promovidas anualmente pelos dez campi do IFMS. Em 2018, a previsão é que os eventos sejam realizados entre os dias 1º e 5 de outubro.

As feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e buscam estimular o desenvolvimento de pesquisas por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

Em breve, o IFMS publicará o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados nas feiras deste ano.

A premiação para os vencedores inclui o credenciamento para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Saiba mais sobre as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS na página do evento, no endereço http://www.ifms.edu.br/assuntos/eventos/feiras.

Texto originalmente publicado em http://www.ifms.edu.br/noticias/ifms-capacita-professores-para-orientacao-de-projetos-de-pesquisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira