Curso busca estimular a pesquisa na rede pública e aumentar o número de projetos submetidos na Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), que será promovida pelo Campus Corumbá em outubro.
Contribuir para o desenvolvimento de pesquisas nas escolas da rede pública da região. Esse é objetivo do curso "Metodologia da pesquisa para orientadores de iniciação científica no ensino fundamental e médio", oferecido pelo Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
O segundo encontro presencial do curso foi realizado no último dia 25, no IFMS. Mais de 20 professores da rede pública de Corumbá e região participaram da aula.
"Demonstramos um passo-a-passo de como o professor pode estimular o estudante a desenvolver sua pesquisa", afirmou o coordenador do curso, Everton Policarpi.
A capacitação aborda aspectos gerais da iniciação científica, da fase de concepção das ideias e organização das perguntas da pesquisa, até as questões metodológicas e de redação científica.
"Queremos estimular não apenas uma maior quantidade de trabalhos submetidos em nossa feira, mas sim a qualidade dessas pesquisas, de modo que este professor esteja apto a participar da Fecipan e de qualquer outro evento científico", pontuou Policarpi.
O curso tem carga horária total de 80 horas. Os próximos encontros presenciais estão marcados para os dias 2, 15 e 23 de junho. Atividades também são desenvolvidas em plataforma online.
A professora Elizabeth de Lima, participante do curso, avalia a capacitação de forma positiva. "Os professores têm apresentado metodologias diferenciadas e situações inovadoras para serem utilizadas dentro da escola", afirmou. "Já temos cinco projetos de pesquisa em andamento para apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal", adiantou a professora, que leciona na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.
Feiras de Ciência e Tecnologia - São promovidas anualmente pelos dez campi do IFMS. Em 2018, a previsão é que os eventos sejam realizados entre os dias 1º e 5 de outubro.
As feiras fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia, e buscam estimular o desenvolvimento de pesquisas por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.
Em breve, o IFMS publicará o edital para a seleção dos trabalhos que serão apresentados nas feiras deste ano.
A premiação para os vencedores inclui o credenciamento para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Saiba mais sobre as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS na página do evento, no endereço http://www.ifms.edu.br/assuntos/eventos/feiras.
Texto originalmente publicado em http://www.ifms.edu.br/noticias/ifms-capacita-professores-para-orientacao-de-projetos-de-pesquisa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmeras, rádios e olheiros controlam as rotas clandestinas na fronteira com a BolÃvia

Inscrições abertas para o programa Bolsa Atleta de MS

Edital seleciona empresa para coleta e reciclagem de óleo de cozinha em Corumbá

Bira reivindica recuperação do sistema de iluminação pública do Corumbella II

MS participa da Pesca Trade Show, maior feira de pesca esportiva do Brasil

Motoristas com selo de 'Bom Condutor' recebem descontos em taxas no Detran de MS
Bombeiros atendem três vÃtimas de trânsito em 24 horas
TempoTerça-feira é de calor, mas chuva pode cair
Corumbá e Ladário têm mÃnima de 24°C e máxima de 37°C

Morte de adolescente comove Corumbá
