Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fiems prevê investimentos em unidades de Corumbá após pavimentação de rua

09 março 2018 - 09h17Redação

Após reunir-se com os presidentes dos sindicatos industriais de Corumbá, com os gerentes do Sesi e Senai no município e com o prefeito Marcelo Iunes, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, condicionou os investimentos em obras de reforma e ampliação das duas unidades do Sistema Fiems na região à pavimentação da Rua Senador Paulino Lopes da Costa, no Bairro Maria Leite. A falta do asfalto da via tem afetado o funcionamento dos equipamentos dos laboratórios do Senai em decorrência do excesso de poeira provocada pelas carretas que se utilizam da rua diariamente.

Compromisso foi firmado em reunião com prefeito de Corumbá. Foto: Divulgação/Fiems 

“Em reunião com os diretores do Sistema Fiems em Corumbá e com os gerentes do Sesi e Senai na cidade, decidimos traçar uma estratégia para atender as demandas das empresas. A princípio, pretendemos investir em reforma e ampliação das duas unidades, mas, no caso do Senai, dependemos da estrutura mínima, que é o asfalto da Rua Senador Paulino Lopes da Costa. Não podemos mais investir em laboratórios na unidade por conta da situação das carretas que passam pela via levantando muita poeira e afetando os equipamentos e até os experimentos realizados nos laboratórios”, lamentou Sérgio Longen.

Ele reforça que, caso a Prefeitura de Corumbá não avance com a pavimentação da rua, o Sistema Fiems terá de avaliar a desativação dos laboratórios do Senai de Corumbá. “Desde 2008 estamos investindo nas duas unidades que temos no município com o compromisso de a Prefeitura pavimentar essa rua. Ao longo dessas 10 anos, foram mais de R$ 15 milhões investidos somente em laboratórios e o excesso de poeira está prejudicando o funcionamento dos equipamentos, portanto, não vamos mais investir na parte laboratorial da unidade, precisamos de condições mínimas de infraestrutura. Nós necessitamos imediatamente de asfalto na região e, se não for feito, não tem como ficar investindo no local”, garantiu.

Garantia

Já o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, assegurou a pavimentação da Rua Senador Paulino Lopes da Costa, no Bairro Maria Leite, bem como o recapeamento do asfalto da Alameda São José, onde está localizada a Praça do Sesi e que também está no projeto de reforma por parte do Sistema Fiems. “O aviso de licitação será publicado já na próxima semana. Essa obra será executada com recursos próprios da Prefeitura, enquanto o serviço de macrodrenagem será realizado pelo Governo do Estado”, afirmou.

O chefe do Executivo destacou a importância do Sesi e do Senai para a formação educacional e profissional da população de Corumbá e Ladário e também se comprometeu a buscar alternativas para melhorar a segurança na região da Praça do Sesi, que tem sofrido com a ação de vândalos. “A reunião foi muito positiva, já que para Corumbá é muito importante conseguir a garantia das reformas e ampliações das unidades do Sesi e Senai no município, além da Praça do Sesi. Na contrapartida, a Prefeitura vai recapear a rua principal da praça e asfaltar a rua que fica atrás da unidade do Senai, já que a falta de pavimentação prejudica o pleno funcionamento dos laboratórios devido ao excesso de poeira”, detalhou.

Marcelo Iunes completa que Corumbá é uma cidade de poucos recursos e com poucas indústrias e para reverter esse quadro precisa do apoio do presidente da Fiems, Sérgio Longen. “Não podemos ficar sem o Sesi e Senai na nossa cidade. Essas duas unidades possibilitam a formação profissional dos nossos jovens e dessa forma podemos atrair grandes empresas para cá com a disponibilidade de mão de obra capacitada”, pontuou.

Comitiva visitou unidades da Fiems na cidade. Foto: Divulgação/Fiems

Repercussão

O deputado estadual Paulo Corrêa, que também participou da reunião em Corumbá, reconhece as dificuldades encontradas pelas duas unidades e entende a reivindicação do presidente da Fiems. “Eu estive em Corumbá com o Sérgio Longen ainda na época do prefeito anterior e fizemos um lançamento oficial do asfalto, inclusive em um evento dentro do próprio Senai, em que o prefeito fez o compromisso de pavimentar a rua lateral, que efetivamente com aquela saída e com aquela terra influencia não só nas pessoas que estão usando o laboratório, como em todos os equipamentos”, relatou, recordando que até tinha sido combinada a construção de um auditório para cerca de 300 pessoas caso a Prefeitura asfaltasse a via.

“Prometido isso, não foi feito nada. Agora, com o novo prefeito Marcelo Iunes à frente da Prefeitura de Corumbá, tenho certeza de que, com a nossa intermediação e com a possibilidade de o presidente do meu partido assumir a Secretaria Municipal de Turismo, a via será pavimentada”, destacou Paulo Corrêa, considerando importante que a Federação das Indústrias possa trabalhar em conjunto com a Prefeitura. “Até porque quem está perdendo é o povo de Corumbá, que tem uma praça maravilhosa e até o poste roubam”, reclamou.

Na avaliação dele, a desativação dos laboratórios do Senai e o fechamento da Praça do Sesi seria uma perda muito grande para Corumbá. “É contra tudo o que a gente prega, inclusive em uma cidade de fronteira, onde temos a possibilidade de ter o Sesi e o Senai bem colocados, trabalhando para a vocação do município e vemos que está faltando vontade política. Mas senti firmeza no prefeito Marcelo Iunes. Penso que será importante, vai publicar na segunda-feira (12/03) o edital do asfaltamento e, por conta das burocracias, deixamos para lançar isso em maio, que é o Mês da Indústria”, falou.

O 3º vice-presidente regional da Fiems, Lourival Vieira Costa, acrescenta que essa discussão sobre a sustentabilidade das unidades do Sesi e Senai em Corumbá é muito importante. “Como o presidente Sérgio Longen falou, se cortarem as verbas, hoje ou amanhã elas acabam fechando e não podemos permitir que isso aconteça. Assim como disse o prefeito, para Corumbá, é muito ruim que isso aconteça. Então essa união do Sistema S com o poder público, esse alinhamento de ações é muito importante. Por isso, acredito que será feita a pavimentação da rua que passa nos fundos da unidade do Senai, que sofre por causa do tráfego intenso de caminhões e carreta, além da ampliação da segurança da Praça para evitar assaltados e atos de vandalismo”, afirmou.

O também diretor da Fiems, Edis Gomes, reforçou o avanço da reunião com a Prefeitura de Corumbá. “Foi muita produtiva, é importante manter esse diálogo como o poder público. Temos fé que vai sair esse asfalto”, projetou. Também participaram da reunião o presidente da Faems, Alfredo Zamlutti Júnior, e representantes do comércio local. Ainda durante o encontro, o prefeito e o presidente da Fiems conversaram sobre a construção de uma escola municipal na região da Barra do São Lourenço, no alto Pantanal. A unidade escolar será executada com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, cabendo à Fiems a construção de uma Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética