Menu
domingo, 03 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fiems e UFMS firmam parceria em educação, robótica e saúde e segurança do Trabalho

11 julho 2018 - 09h26Kamilla Marques

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, na noite desta terça-feira (10), termo de doação e protocolo de intenções com o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Augusto Santos Turine, para promover intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as duas instituições, visando à formação e especialização dos docentes, alunos e técnicos da Universidade, do Sesi e do Senai. Os documentos também foram assinados pelo superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo.

O Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim. Já o Sesi, por meio da área de educação e do Centro de Inovação, que atua na área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, e a UFMS vão desenvolver pesquisas, programas para estudo de pós-graduação, intercâmbio de pessoal docente e técnico-administrativo e de estruturas, realizar cursos, seminários e simpósios e outros eventos, além de trocar material bibliográfico e publicações.

No ato das assinaturas, Longen destacou a demanda urgente das indústrias por ferramentas tecnológicas que resultem em processos mais inovadores, o que, segundo ele, será concretizado somente com parcerias com as universidades. “A UFMS, por meio de seu reitor Turine, tem avançado com as áreas técnicas da Fiems e os resultados têm sido satisfatórios, mas precisamos avançar mais. As empresas e nossos alunos têm necessidades de tecnologias e um ambiente mais inovador para colocar em prática o que estão aprendendo, e esta é uma ótima oportunidade de unir a educação com a base da produção”, avaliou.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria com o Sesi e Senai será estratégica para ampliar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Este é um dia importante tanto para a UFMS, quanto para a Fiems, que vão estreitar as ações em diversas frentes e que serão estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com avanço nos negócios e empresas do nosso Estado”, pontuou.

Superintendente do Sesi, Bergson Amarilla explica que a parceria na área de educação será voltada para o ensino de robótica nas escolas da instituição. “Os alunos do Sesi já participam da Olimpíada de Robótica em parceria com a UFMS e agora essa parceria foi formalizando, elevando o nível técnico dos nossos estudantes. Na área de SST também já desenvolvemos um trabalho, já que a universidade conta com profissionais de alto nível que agregam ao nosso projeto, pesquisas e trazem mais conhecimento”, disse.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, acrescenta que a doação vai contribuir para a expansão da UFMS para o município de Coxim. "O Senai vai doar dois contêineres, com capacidade para 40 alunos cada, e UFMS vai levà-los até Coxim, onde será aberto o curso de Direito pela instituição. Com essa parceria de longa data, atendemos essa demanda, que foi aprovada em reunião do conselho e hoje foi consolidada com a assinatura do termo de doação", afirmou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia D
Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue
Ecoa Pantanal
Relatório alerta sobre o efeito cumulativo das barragens no Pantanal
Plantão
Passageira sofre fratura exposta e é abandonada por motociclista
Em obras
Seilog garante que travesseia na ponte do rio Paraguai é segura
10 horas no trajeto
Criança é resgatada no Pantanal com miçanga no nariz
Em 5 cidades
Classificados para 3ª fase do Voucher Desenvolvedor participam de vivência no Senac
Campanha Nacional
Dia D contra a dengue convoca população a eliminar focos do mosquito
Atrasado
MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni
Aposta
Mega-Sena pode pagar R$ 185 milhões neste sábado
Destaque
Sistema E-Crie de MS é avaliado pelo Ministério da Saúde para implementação em nível nacional

Mais Lidas

Benefício
Prefeito assina decreto que regulamenta aumento no plantão de profissionais da saúde
Necessário
Recadastramento em programa do Governo que paga a conta de luz segue até 10 de maio
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Devido a obra
Travessia de caminhões cegonha na ponte do rio Paraguai ocorre com horários programados