Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fiems e UFMS firmam parceria em educação, robótica e saúde e segurança do Trabalho

11 julho 2018 - 09h26Kamilla Marques

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, na noite desta terça-feira (10), termo de doação e protocolo de intenções com o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Augusto Santos Turine, para promover intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as duas instituições, visando à formação e especialização dos docentes, alunos e técnicos da Universidade, do Sesi e do Senai. Os documentos também foram assinados pelo superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo.

O Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim. Já o Sesi, por meio da área de educação e do Centro de Inovação, que atua na área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, e a UFMS vão desenvolver pesquisas, programas para estudo de pós-graduação, intercâmbio de pessoal docente e técnico-administrativo e de estruturas, realizar cursos, seminários e simpósios e outros eventos, além de trocar material bibliográfico e publicações.

No ato das assinaturas, Longen destacou a demanda urgente das indústrias por ferramentas tecnológicas que resultem em processos mais inovadores, o que, segundo ele, será concretizado somente com parcerias com as universidades. “A UFMS, por meio de seu reitor Turine, tem avançado com as áreas técnicas da Fiems e os resultados têm sido satisfatórios, mas precisamos avançar mais. As empresas e nossos alunos têm necessidades de tecnologias e um ambiente mais inovador para colocar em prática o que estão aprendendo, e esta é uma ótima oportunidade de unir a educação com a base da produção”, avaliou.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria com o Sesi e Senai será estratégica para ampliar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Este é um dia importante tanto para a UFMS, quanto para a Fiems, que vão estreitar as ações em diversas frentes e que serão estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com avanço nos negócios e empresas do nosso Estado”, pontuou.

Superintendente do Sesi, Bergson Amarilla explica que a parceria na área de educação será voltada para o ensino de robótica nas escolas da instituição. “Os alunos do Sesi já participam da Olimpíada de Robótica em parceria com a UFMS e agora essa parceria foi formalizando, elevando o nível técnico dos nossos estudantes. Na área de SST também já desenvolvemos um trabalho, já que a universidade conta com profissionais de alto nível que agregam ao nosso projeto, pesquisas e trazem mais conhecimento”, disse.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, acrescenta que a doação vai contribuir para a expansão da UFMS para o município de Coxim. "O Senai vai doar dois contêineres, com capacidade para 40 alunos cada, e UFMS vai levà-los até Coxim, onde será aberto o curso de Direito pela instituição. Com essa parceria de longa data, atendemos essa demanda, que foi aprovada em reunião do conselho e hoje foi consolidada com a assinatura do termo de doação", afirmou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas