Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Fiems e UFMS firmam parceria em educação, robótica e saúde e segurança do Trabalho

11 julho 2018 - 09h26Kamilla Marques

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, na noite desta terça-feira (10), termo de doação e protocolo de intenções com o reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Augusto Santos Turine, para promover intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural entre as duas instituições, visando à formação e especialização dos docentes, alunos e técnicos da Universidade, do Sesi e do Senai. Os documentos também foram assinados pelo superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, e pelo diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo.

O Senai vai doar dois contêineres para a UFMS, com capacidade para 40 alunos cada, que servirão para estruturar o curso de Direito que será aberto na instituição de ensino no município de Coxim. Já o Sesi, por meio da área de educação e do Centro de Inovação, que atua na área de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, e a UFMS vão desenvolver pesquisas, programas para estudo de pós-graduação, intercâmbio de pessoal docente e técnico-administrativo e de estruturas, realizar cursos, seminários e simpósios e outros eventos, além de trocar material bibliográfico e publicações.

No ato das assinaturas, Longen destacou a demanda urgente das indústrias por ferramentas tecnológicas que resultem em processos mais inovadores, o que, segundo ele, será concretizado somente com parcerias com as universidades. “A UFMS, por meio de seu reitor Turine, tem avançado com as áreas técnicas da Fiems e os resultados têm sido satisfatórios, mas precisamos avançar mais. As empresas e nossos alunos têm necessidades de tecnologias e um ambiente mais inovador para colocar em prática o que estão aprendendo, e esta é uma ótima oportunidade de unir a educação com a base da produção”, avaliou.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a parceria com o Sesi e Senai será estratégica para ampliar a competitividade de Mato Grosso do Sul. “Este é um dia importante tanto para a UFMS, quanto para a Fiems, que vão estreitar as ações em diversas frentes e que serão estratégicas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com avanço nos negócios e empresas do nosso Estado”, pontuou.

Superintendente do Sesi, Bergson Amarilla explica que a parceria na área de educação será voltada para o ensino de robótica nas escolas da instituição. “Os alunos do Sesi já participam da Olimpíada de Robótica em parceria com a UFMS e agora essa parceria foi formalizando, elevando o nível técnico dos nossos estudantes. Na área de SST também já desenvolvemos um trabalho, já que a universidade conta com profissionais de alto nível que agregam ao nosso projeto, pesquisas e trazem mais conhecimento”, disse.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, acrescenta que a doação vai contribuir para a expansão da UFMS para o município de Coxim. "O Senai vai doar dois contêineres, com capacidade para 40 alunos cada, e UFMS vai levà-los até Coxim, onde será aberto o curso de Direito pela instituição. Com essa parceria de longa data, atendemos essa demanda, que foi aprovada em reunião do conselho e hoje foi consolidada com a assinatura do termo de doação", afirmou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
POLICIAL
PMA autua em R$ 2 mil criminoso que cortou cachorro com facão para que parasse de latir
GERAL
Serviços de coleta de lixo doméstico; coleta seletiva e cata galhos têm cronograma de atendimento
Finanças
Governo do MS repassou R$ 3,3 bilhões aos 79 municípios em 2020
GERAL
Deixar animal solto na rua gera multa; recolhimento pode ser solicitado via telefone
GERAL
Termina amanhã prazo para confirmação de matrículas de alunos novos com deficiência
GERAL
Terminam amanhã inscrições para processo seletivo do Sebrae para PCD
Geral
Após fortes ventos árvore cai em frente a Cinco Bacia
GERAL
Bombeiros realizam extinção de incêndio por vazamento de gás no Popular Velha
OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova