Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Família resgata cultura pantaneira em região conhecida pelo ecoturismo

Conheça a trajetória de sucesso da Cavalgada Recanto do Peão, de Bonito

27 setembro 2022 - 10h02Agência Sebrae de Notícias

A vida de Thayanni Ribeiro, que é empresária do setor turístico, sempre foi muito ligada à natureza. Com sua família, a empreendedora morou por 10 anos na região do Nabileque, no Pantanal Sul, área localizada entre a Serra da Bodoquena e o rio Paraguai, onde já ocorreram grandes cheias. E foi esse o fator que levou a empresária a perder grande parte de sua criação de gado, em meados de 2014. No mesmo ano, junto de seu marido, João Maicon, e dos filhos, Thayanni decidiu vender tudo que tinha e retornar a Bonito, sua terra natal, para inovar e ingressar no mundo do empreendedorismo.

“No Pantanal, existiam as comitivas, que eram uma vivência nossa. Quando voltamos para Bonito, procuramos fazer algo relacionado e nossa paixão por cavalos nos levou a pensar na experiência da cavalgada. Foi então que buscamos o Sebrae/MS para abrirmos o MEI (microempreendedor individual) e iniciarmos a prestação deste serviço”, comentou Thayanni recordando o início da Cavalgada Recanto do Peão.

A partir de então, com os cavalos comprados, Thayanni passou a oferecer o passeio e a experiência da vida pantaneira na “Estrada Boiadeira” da cidade, local muito utilizado pelas comitivas que cruzam o município. Contudo, a empresária notou a necessidade de um atrativo turístico inédito, que se destacasse no catálogo de serviços oferecidos em Bonito. Assim, nasceu a cavalgada noturna, que ainda conta com um jantar típico pantaneiro servido ao final do passeio, na fazenda da família. O local é onde ocorrem os passeios atualmente e o sucesso foi garantido.

Segundo Thayanni, que também lida com a gestão do empreendimento, a parceria com o Sebrae, por meio de consultorias em atendimento ao cliente, finanças, marketing e outras capacitações garantem que seu negócio esteja sempre atualizado e competitivo junto ao mercado. “Minha parceria começou por meio da abertura do MEI e dura até hoje. Estou sempre em contato com os analistas para participar de capacitações. A última delas foi a caravana ABAV, que nos levou ao Pernambuco para expor nossos produtos”, afirmou Thayanni.

Cavalgada noturna é atrativo de destaque entre os turistas que procuram passeios em horário alternativo. Foto: Divulgação

Ações do Sebrae para o turismo

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, relembra a importância de trajetórias como a de Thayanni Ribeiro com a Cavalgada Recanto do Peão, um empreendimento de sucesso que contribui para a geração de emprego e renda no município de Bonito. Assim como a família Ribeiro, os funcionários que lidam com o cuidado dos animais também colhem os frutos do sucesso do negócio. Por entender a importância deste setor para a economia, o Sebrae/MS possui uma vasta contribuição com ações e projetos estratégicos para profissionalizar, fortalecer e estimular o setor.

Em 2022, uma das ações de destaque do Sebrae/MS é o Polo de Referência e Disseminação de Conhecimento no Ecoturismo, conhecido como “Polo Sebrae de Ecoturismo” – um centro de referência para o turismo sustentável no País, localizado na Unidade Regional do Sebrae em Bonito. A iniciativa dá suporte às práticas de valorização e preservação de recursos naturais e fomenta oportunidades de negócios turísticos. A empresária Thayanni Ribeiro também foi acompanhada pelo Polo e participou da série “Negócio no Ecoturismo”, que apresenta as principais atividades de Ecoturismo. Saiba mais no site do Polo Sebrae de Ecoturismo, que conta ainda com pesquisas para apoiar o setor.

Além do Polo, em 2022, o turismo na região central de MS – a rota “Caminho dos Ipês” –, ganhou um reforço com o programa Transforma Turismo. Interessados em empreender no setor e empresários de Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo e Terenos vêm participando de capacitações, onde aprendem a ofertar serviços junto às agências especializadas, formatar produtos e experiências atrativas, organizar roteiros e inserir o negócio nas plataformas digitais. O objetivo é torná-los mais competitivos no mercado.

O Sebrae também possui programas voltados ao desenvolvimento local, que possuem eixos onde o Turismo é o foco, a exemplo do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, executado em Mato Grosso do Sul desde o ano passado em 12 municípios. O trabalho inclui ações voltadas ao turismo de base comunitária em localidades a partir do apoio do Sebrae/MS e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; acompanhamento de empresas de Aquidauana, Miranda e Corumbá para desenvolver produtos turísticos para públicos do Brasil e do exterior; Curso Gastronômico Pantaneiro em Sonora, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso; consultoria para desenvolver atrativos turísticos, além de ações para promoção de destinos turísticos no Pantanal.

E, para auxiliar alguns municípios a alavancarem o setor aliando à conservação do meio ambiente, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, tem realizado um trabalho em conjunto com as gestões municipais e empresários para consolidar cada região como destino turístico sustentável. Nesse contexto, uma das iniciativas é o seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo” realizado em 11 municípios integrantes do programa. De fevereiro a julho deste ano, o encontro foi promovido em Amambai, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Porto Murtinho e Terenos.

Ainda em paralelo à execução dessas atividades, o Sebrae trabalha em conjunto com a Fundação de Turismo de MS (FundturMS) para fortalecer a governança nas regiões turísticas do Estado a partir das instâncias de governança regional do setor (IGR’s).

O Sebrae/MS desenvolve ainda ações voltadas ao estímulo do artesanato, rodadas de negócios, missões técnicas para eventos do setor, além de outras iniciativas. Para conferir mais sobre o trabalho da instituição para o Turismo, acesse o portal oficial. Mais informações aos empreendedores pelo 0800 570 0800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Começou em 3 abril
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
O resultado da votação ainda não significa o fim da greve. A decisão será definida na plenária nacional do sindicato, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho
Urgente
Senador Nelsinho Trad mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região próxima da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal