A extração de madeira e a atividade de pecuária estão entre as ilegalidades investigadas de serem praticadas dentro de uma área de reserva indígena no interior de Mato Grosso do Sul. A afirmação, dada pelo Delegado Regional Executivo da Polícia Federal (PF) de Mato Grosso do Sul, Fabricio Martins Rocha, é sobre a Operação Ceuci, deflagrada na manhã desta quarta-feira (21) e que investiga crimes ambientais e possíveis invasões à Reserva Kadiwéu, no Pantanal sul-mato-grossense.
Ainda de acordo com o delegado, no curso da investigação que foi iniciada em junho de 2019, foi observado, por meio de imagens de satélite, que estaria havendo tanto extração de madeira dentro da reserva, quanto a utilização de área da reserva para pecuária, com a possível visualização de gados no local.
Segundo Rocha, ainda não é possível afirmar quem é responsável por essas condutas e a área do desmatamento também não pôde ser calculada. Conforme o delegado, a intenção dos mandados de busca e apreensão é de buscar individualizar os responsáveis pelas práticas criminosas.
"Procuramos elementos de convicção para que possa se levar a autoria dos crimes, bem como realização e mensuração para fins de perícia técnica para caracterização da materialidade no curso da investigação criminal", finaliza.
Operação Ceuci
Durante a Operação deflagrada nesta quarta, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, nas cidades de Miranda, Bodoquena e Campo Grande, com o efetivo de 110 agentes da corporação, além do apoio do Exército Brasileiro, através da disponibilização de aeronaves, e de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além de cumprir os mandados, a Polícia Federal ainda pretende identificar os ocupantes das referidas áreas, bem como eventuais atividades econômicas desenvolvidas e a existência de danos ambientais.
O nome da operação é Ceuci e faz referência uma deusa indígena protetora das lavouras e moradias dos indígenas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



crimes foram constatados por meio de imagens de satélite em investigação que foi iniciada em 2019. (Divulgação, PF)
