Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Exportadores apostam em Murtinho para atender demanda do Paraguai com cimento

O cimento a ser fornecido pela Ceplan atenderá a quatro obras estruturantes no Paraguai

14 dezembro 2020 - 15h30Silvio Andrade

Os investimentos do Governo do Estado e do setor privado na implantação de um novo modal de transporte em Porto Murtinho, extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, está atraindo outros nichos de mercado com as perspectivas de reduzir distâncias, custos e embaraços aduaneiros exportando pela Hidrovia do Rio Paraguai e pelo futuro Corredor Bioceânico.

 

A necessidade do Paraguai de importar cimento, devido ao colapso na produção interna com o volume de obras de infraestrutura em andamento, criou um novo momento para o mercado brasileiro, com expectativa de exportação de nove milhões de toneladas do produto para o vizinho país em cinco anos. Um negócio que coloca Porto Murtinho no centro das atenções.

Um consórcio logístico está sendo criado para atender os paraguaios, a partir da indústria Ceplan, uma das maiores fábricas de cimento do Brasil, com sede em Sobradinho, no Distrito Federal. Os contratos de longo prazo estão sendo finalizados e o volume a ser exportado será direcionado para Porto Murtinho, grande parte pelos terminais hidroviários.

 

Cimento para grandes obras

 

O consórcio é integrado pela CTA – Cooperativa de Transporte Logística e Agronegócios -, com sede em Antonina (PR), e a BGC, empresa de transportes de cargas situada em Campo Grande. Diretores das duas empresas estiveram em Murtinho para conhecer a logística local e definir uma estrutura operacional, que ficará a cargo de Fermiano Yarzon, ex-superintendente da Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai).

O cimento a ser fornecido pela Ceplan atenderá a quatro obras estruturantes no Paraguai: construção das pontes entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta e de Chacoi (próximo à Assunção) e também a pavimentação da Ruta PY-15, a Rodovia Bioceânica, entre as fronteiras do Paraguai com Mato Grosso do Sul e Argentina. A quarta obra é uma ponte em Coronel Oviedo, fronteira com o Paraná.

 

“Estamos em levantamento de campo”, afirma o empresário Voltaire Peretto, das CTA, durante visita a Porto Murtinho, onde iniciou tratativas com operadores da hidrovia para exportar, inicialmente, 35 mil toneladas de cimento para a ponte de Chacoi, distante 700 km pelo Rio Paraguai. “Vamos atender deficiências de produção do Paraguai com menor custo de logística e fluidez”, disse.

 

Murtinho tem modal eficiente

 

Ao citar os gargalos de transporte no Brasil, desde origem e entrega, Peretto aponta Porto Murtinho como a melhor alternativa para exportar para os vizinhos países. Ele lembrou os problemas aduaneiros nos portos do Paraná e a fila de caminhões parados na fronteira do Estado com o Paraguai, entre Mundo Novo e Salto del Guairá, ao longo de seis quilômetros.

“Murtinho sai na frente, tem modais eficientes e capacidade operacional ágil, sem embaraços aduaneiros”, aponta o empresário. “Murtinho é estratégico, o olhar portuário no Brasil vai mudar para Mato Grosso do Sul”, completa Peretto, que visitou o município na companhia dos empresários Moisés da Costa Alves e Júlio Cezar Fernandes, da BGC Transportes.

Escreva a legenda aqui

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fim de semana deve ser de tempo estável e com máxima de 37°C
Corumbá segue com clima quente e altas temperaturas
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa