Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Evento do MPT que aproxima empregadores de pessoas com deficiência começa no dia 20

Reconecta é realizado todos os anos em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro

17 setembro 2022 - 09h16Redação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) participa, na próxima terça-feira (20), do Reconecta, evento realizado anualmente e simultaneamente pelo MPT em diversos estados com o intuito de ampliar o debate sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, bem como incentivar o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) pelas empresas e divulgar as vagas disponíveis para este público.

A programação regional começa a partir das 14 horas (horário local), e será transmitida ao vivo pelo canal do MPT no YouTube, o TVMPT (assista aqui). A data é escolhida em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

Uma das principais ações desenvolvidas pelo evento é a divulgação, por empresas, de oportunidades de emprego, facilitando assim o acesso das pessoas com deficiência às vagas e seu preenchimento.

A partir das 14 horas, a advogada Laura Rodrigues, servidora do quadro do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas) e membro do Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE-IFMS), apresenta a palestra “Legislação Trabalhista com foco na inserção, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência”.

Em seguida, o supervisor administrativo da empresa Plastrela, João Adolfo Guimarães da Silva, apresenta o processo de busca ativa, recrutamento e seleção de profissionais com deficiência, os benefícios para o ambiente corporativo e o impacto social da contração deste público, além de outras experiências bem-sucedidas da empresa nesta temática. A Plastrela mantém uma unidade de produção de embalagens flexíveis no município de Aparecida do Taboado (MS).

Ambas as palestras serão mediadas pela procuradora do Trabalho do MPT-MS e coordenadora regional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Rosimara Caldeira.

A programação nacional do Reconecta ocorre nos dias 20 e 21 de setembro, na modalidade virtual. Além de fazer a ponte entre empregadores e pessoas com deficiência, o evento conta com uma extensa programação de debates, workshops, ações culturais, esportivas e de lazer. A listagem completa das atividades a serem realizadas durante os dois dias de evento está disponível no site https://reconecta.mpt.mp.br/. Os horários divulgados estão no fuso de Brasília.

Lei de Cotas

A ideia de criar o Reconecta surgiu da necessidade de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da Lei nº 8.213/1991, popularmente conhecida como Lei de Cotas, criada com o objetivo assegurar o direito ao trabalho às pessoas com deficiência.

A lei determina às empresas contratar um percentual que varia de 2% a 5% de pessoas com deficiência. Apesar de ter sido criada em 1991, sua regulamentação e fiscalização só ocorreu a partir do ano 2000.

De acordo com a legislação, empresas com 100 ou mais funcionários devem contratar pessoas reabilitadas ou com deficiência. A porcentagem depende do número de empregados de cada empresa. Por exemplo, empresas que possuem entre 100 e 200 empregados são obrigadas ter em seu quadro 2% de funcionários que sejam pessoas com deficiência.

Já em organizações com um número de 201 a 500 trabalhadores, esse percentual sobe para 3%. Quando composta por 501 a 1.000 funcionários, a empresa deve ter em seu quadro de funcionários 4% de trabalhadores com deficiência. Grandes empresas com mais de mil colaboradores devem ter 5% de pessoas com deficiência em seu quadro de trabalhadores.

 

* Informações do MPT-MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal