Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Estudantes do MS participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

24 outubro 2022 - 10h28Assessoria

Oito trabalhos do Mato Grosso do Sul vão ser apresentados na 37ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Nova Andradina vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 25 a 27 de outubro de 2022, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de oito países e de 21 Estados da federação, além do Distrito Federal. Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde, psicologia, tecnologia, meio ambiente e escrita criativa.

Para se apresentarem na Mostratec vêm os trabalhos:

Muito Além de um Cochilo: a Correlação entre Sono Saudável e Desempenho Acadêmico de Estudantes no IFMS-Corumbá, estudado por Isabella Medeiros Marques Dias e Yasmin Lopes dos Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, de Aquidauana.

Estudo da eficiência fotovoltaica comparando a técnica de concentração com técnica que utiliza estratégia de resfriamento por pastilha termoelétrica, pesquisado por Bárbara Moraes Silva e Alice Victória Teodoreto de Sousa, da NovaEscola, de Campo Grande.

Sondagem do conhecimento sobre consciência ambiental de cidadãos de Campo Grande/MS, analisado por João Victor Rezende Costa e Maurício Szczypior Marin, do Colégio Status, de Campo Grande.

Películas Biodegradáveis à Base de Quitosana e Pseudocaule de Bananeira, esmiuçado por Lucas Guimarães Lopes, João Rian Goes de Oliveira e Gabrieli Rodrigues de Abreu, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, de Campo Grande.

Luto Infantil: Aspectos e Intervenções, redigido por Gabriel Meireles Dias Narciso e Ana Clara Bastos Moraes, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá.

BocaWeb - Tecnologia Social para difusão de Objetos Digitais em Audiodescrição, escrito por Maria Carolina Miranda de Jesus, do mesmo instituto citado acima.

NuAR e o processo criativo de escrita para a construção de storyboards em animações 2D, elaborado por Nícolas Kurz Chimenes Silva, do IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, de Dourados.

Avaliação de Raizes em Perfil de Solo Utilizando Imagem Térmica , feito por Maria Clara Reina Nicolau Furtuoso e Gustavo Peixoto Lopes, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, de Nova Andradina.

No total da Mostra, serão 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Fundamental com 264 e Infantil com 73). Além da Mostratec, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante fique entre 30 e 40 mil pessoas.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 39 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Associação de Pais e Mestres/Liberato, Assembleia Legislativa/RS, Casio, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais do RS, BA e SP, Feevale, Unisinos, Faccat, Uniftec, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, Happy, entre outros.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal