Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Estudantes de Corumbá participam de palestra sobre inovação na região

30 setembro 2022 - 12h32Agência Sebrae de Notícias

A palestra Talk – Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Trabalho apresentou oportunidades e informações para 100 estudantes da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, de Corumbá. Durante duas horas, na quarta-feira (28) e quinta-feira (29), os jovens participaram de bate-papo com professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e analistas do Sebrae/MS para conhecerem o mercado de inovação.

O evento foi realizado no Centro Sebrae Pantanal (avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário) dentro de ações previstas pela governança do Ecossistema de Inovação em Corumbá, com parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Sebrae/MS, além de apoio da direção da escola estadual Carlos de Castro Brasil.

O analista do Sebrae/MS Felipe Mendes ressaltou que o debate foi feito para instigar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo e a observação de necessidades que o município e o bioma Pantanal possuem em termos de ações inovadoras. “Esses estudantes têm contato o tempo todo com a tecnologia e eles podem observar o que há de necessidades ao redor deles e buscar o conhecimento para atuar diretamente nessas questões. Eles podem transformar o local onde vivem”, observou.

Professor do curso de Sistema de Informação da UFMS Câmpus Pantanal e doutor em Ciência da Computação, Artur Oliveira Gomes pontuou que os estudantes do ensino médio já estão em contato com qualificações profissionalizantes. Com as palestras realizadas, esses adolescentes podem descobrir diferentes formas de aplicar os conhecimentos que estão adquirindo e direcionar o caminho para uma carreira dentro do próprio município.

“A gente apresenta o rol de oportunidades e instiga a criatividade deles. Na UFMS, tratamos disso com o adolescente caminhando para a fase adulta e a ideia agora é falar dessas oportunidades um pouco antes de eles chegarem nessa idade que eles entram na universidade. É uma centelha que a gente dispara neles para atiçar o engajamento desses jovens, motivá-los a participar de novos eventos. Muitos são tímidos em termos de falarem sobre as ideias que têm, mas com esse espaço aqui oferecido pelo Sebrae é um local onde eles podem tratar dessas ideias e se expressarem”, defendeu Artur Gomes.

Essa palestra integra projeto-piloto do Ecossistema de Inovação em Corumbá, que possui integrantes do Sistema S, de organizações governamentais e não governamentais, empresários, institutos de pesquisa e universidades. Os grandes eixos de atuação desse grupo são voltados para fomentar atividades nas áreas do agronegócio, na cadeia da mineração e no trade turístico.

Doutor em Ciência da Computação e professor da UFMS, Arthur Gomes palestrou sobre Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Trabalho. Foto: Divulgação

As ações voltadas para o Ecossistema de Inovação em Corumbá estão alinhadas a atividades promovidas dentro do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui. Saiba mais sobre o Centro Sebrae Pantanal acessando este link.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul