Menu
domingo, 09 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Geral

Estudantes de 22 países encerram pesquisas em MS

02 agosto 2018 - 08h36Kamilla Marques

Nesta terça-feira, 31 de julho, estudantes do programa de Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus apresentaram os resultados das visitas técnicas a cinco propriedades de Mato Grosso do Sul, em evento realizado às 16 horas, no auditório do Sebrae/MS na Capital.

A ação, parceria entre Sebrae e UCDB, integra a programação da Winter School, que levou alunos de 22 países para conhecerem casos de iniciativas sustentáveis em Campo Grande, Miranda, Maracaju, Bonito e Nioaque praticadas pelas próprias organizações locais, com foco em Agricultura e Turismo.

Durante as apresentações, os participantes compartilharam com o grupo os conhecimentos adquiridos durante as visitas. “Uma coisa é a gente ver dentro da sala de aula os atores que estão envolvidos em um projeto e ler sobre isso. Outra coisa é ir no lugar, ver quem são essas pessoas, falar com diferentes atores; isso nos dá uma base para entender como essas questões de desenvolvimento funcionam no mundo real, fora da academia”, declara Bibiane Tarasconi, uma das mestrandas do programa.

De acordo com a professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, docente da UCDB e coordenadora do mestrado no Brasil, a experiência foi uma oportunidade de disseminar práticas brasileiras e incentivar o desenvolvimento de outras iniciativas. “Foi muito enriquecedor, não só porque eles tiveram a oportunidade de conhecer o Brasil, como também de ajudar a pensar alguns casos, se internacionalizar e praticar a interculturalidade”, explica.

No próximo ano letivo, que se inicia em setembro, os estudantes terão mais um semestre de aulas e o segundo período será dedicado para escrever a dissertação e cumprir um estágio obrigatório. 

O Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus existe desde 2011 e conta com a parceria do Sebrae há um ano. O programa está na sétima turma e o Brasil foi o primeiro país escolhido para sediar a escola de inverno.

“Nós temos uma atuação muito presente nesse sentido e acreditamos que ter a perspectiva do mestrando em localidades do nosso estado amplia o nosso olhar e a nossa atuação no sentido de conhecer o que podemos fazer a mais para que a prática do desenvolvimento, dentro de uma visão sistêmica, esteja cada vez mais presente nos pequenos negócios”, afirma Maristela França, diretora técnica do Sebrae/MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
Várias testemunhas procuraram corpo por cerca de uma hora
SAÚDE
Cruz Vermelha Internacional completa hoje 158 anos
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
INTERNACIONAL
Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022
GERAL
Sábado é o último dia para matrícula para aprovados da UEMS da 4ª convocação
POLICIAL
Polícia Militar Ambiental resgata tucano atropelado em rodovia
SAÚDE
Centro de Atendimento à Covid-19 está funcionando em novo endereço
GERAL
Procon divulga pesquisa de preços com opções de presentes para o Dia das Mães
GERAL
Pequenos negócios são responsáveis por quase 70% dos empregos gerados em março em MS
GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde

Mais Lidas

GERAL
Senac Corumbá oferece opções de cursos nas áreas de beleza e saúde
POLICIAL
Pedestre é atropelado por caminhonete, arremessado e corpo encontrado 1h depois em matagal
POLICIAL
Idoso de 86 anos morre após ser atropelado e arrastado em Campo Grande
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores do Estado desenvolvem gel cicatrizante à base de planta nativa