Menu
terça, 18 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Estados pedem proposta efetiva da União para compensar redução do ICMS dos combustíveis

03 agosto 2022 - 10h59Renan Nucci, Mídiamax

A Comissão Especial criada para negociar, com intermédio do STF (Supremo Tribunal Federal), o acordo entre os estados e o Governo Federal sobre o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis, teve sua primeira reunião na terça-feira (2). Os estados querem que a União apresente uma proposta efetiva de compensação. 

A comissão foi criada por determinação do ministro Gilmar Mendes, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental e da Ação Direta de Inconstitucionalidade que tratam do impasse entre os entes federativos e o projeto de redução da alíquota sancionado por Bolsonaro. 

Durante o encontro, a União requereu aos estados que divulguem os dados, pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), da receita do ICMS de julho. Pelos estados, foi pedida a apresentação de alguma proposta efetiva por parte da União. 

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, o presidente Jair Bolsonaro pede a limitação da alíquota do tributo à prevista para as operações em geral. Já na Ação Direta de Inconstitucionalidade, 11 estados questionam regras da Lei Complementar federal 192/2022 que determinaram a uniformidade das alíquotas em todo o território nacional. 

Perdas 

O presidente do Comsefaz, Décio Padilha, afirmou que o ICMS representa, em média, 70% da receita de um estado, e a alteração legislativa acarretará a perda de R$ 95 bilhões, dos quais R$ 37 bilhões seriam destinados à saúde e à educação. “Estaremos decretando nos próximos meses a falência do que se chama de pacto federativo”, disse. 

Em nome da União, Priscilla Santana, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), assinalou que, apesar da controvérsia, é consenso que União, estados e municípios estão comprometidos com a ideia de ajudar o povo. Dentro de uma ideia de cooperação e arranjo institucional, a União buscou, junto ao Legislativo, criar um conjunto de soluções que pudessem colaborar com o bem-estar da população, especialmente diante das atuais circunstâncias: período pós-pandêmico, inflação global e guerra entre Ucrânia e Rússia, que inflacionou os alimentos. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Câmeras, rádios e olheiros controlam as rotas clandestinas na fronteira com a Bolívia
Esporte
Inscrições abertas para o programa Bolsa Atleta de MS
Meio Ambiente
Edital seleciona empresa para coleta e reciclagem de óleo de cozinha em Corumbá
Política
Bira reivindica recuperação do sistema de iluminação pública do Corumbella II
Turismo
MS participa da Pesca Trade Show, maior feira de pesca esportiva do Brasil
Serviço
Motoristas com selo de 'Bom Condutor' recebem descontos em taxas no Detran de MS
Plantão
Bombeiros atendem três vítimas de trânsito em 24 horas
Tempo
Terça-feira é de calor, mas chuva pode cair
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 37°C
Luto
Morte de adolescente comove Corumbá
Serviço
Prazo para recadastramento obrigatório dos feirantes em Corumbá vai até dia 26

Mais Lidas

Luto
Morte de adolescente comove Corumbá
Polícia
Morador denuncia estabelecimento por som alto até a madrugada
Educação
MS Supera abre inscrições para preencher mais de 100 vagas remanescentes
Vigilância Sanitária
Corumbá e Ladário serão contempladas com Caravana da Castração para 1.800 animais