Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Estado e Justiça Eleitoral antecipam operação e reforçam segurança em MS

29 setembro 2022 - 10h28Eduardo Miranda do Correio do Estado

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) antecipou em um dia o início da Operação Eleições no pleito de 2022.  

Se em outras ocasiões o trabalho para a segurança dos eleitores, locais de votação, mesários e urnas eletrônicas tinha início apenas no sábado, desta vez os profissionais da segurança pública começarão a trabalhar já na sexta-feira. 

O trabalho de todas as forças de segurança ocorrerá durante todo o fim de semana, até o domingo, data em que ocorrem as eleições para presidente da República, governador do Estado, senador e deputados estaduais e federais. 

Embora em Mato Grosso do Sul não tenha ocorrido nenhum incidente envolvendo cidadãos de preferências políticas diferentes, como já ocorreu em estados vizinhos, como Paraná e Mato Grosso, os policiais, segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, estarão em alerta permanente para qualquer tipo de situação. 

“Em Mato Grosso do Sul, o clima está pacificado. E nosso pessoal estará nas ruas, nos locais de votação, para assegurar que a votação transcorra normalmente”, afirmou Videira. 

No Estado, as forças de segurança vão mobilizar um total de 8 mil homens e mulheres policiais civis e militares e bombeiros.  

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), policiais federais e guardas municipais, agentes da Força Nacional de Segurança Pública e militares do Exército também estarão envolvidos na mesma operação integrada, elevando para mais de 11 mil o total de pessoas envolvidas somente nas operações de segurança. 

A coordenação da operação ficará a cargo do Comando Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul (CICC), que estará conectado ao em nível nacional pela Secretaria de Operações Integradas, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN). 

As operações também serão coordenadas em conjunto à Justiça Eleitoral, por meio dos tribunais Superior Eleitoral (TSE) e Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). 

Conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre delitos e crimes eleitorais que serão coibidos em Mato Grosso do Sul estão os crimes eleitorais como boca de urna, transporte ilegal de eleitores, compra de votos, entre outros, além de manifestações possivelmente violentas, bloqueios de vias e possíveis ameaças, atentados ou rixas.   

Eleitorado 

No Mato Grosso do Sul, o Pleito Eleitoral de 2022 será realizado nos 79 municípios e, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral, foram disponibilizados um total de 1.029 locais de votação, distribuídos em 54 Zonas Eleitorais, perfazendo um total de 1.996.510 eleitores aptos a exercerem a cidadania por meio do voto. 

Do eleitorado sul-mato-grossense, 1.047.054 são mulheres, o que representa 52% dos eleitores, já os homens totalizam 949.456 (48%) eleitores. 

Para os locais de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul escalou 27.648 mesários e mesárias, em que a metade deles é composta de pessoas que procuraram a Justiça Eleitoral de maneira voluntária.    

Saiba

Nas eleições deste ano, a votação ocorrerá uma hora mais cedo, entre 7h e 16h. O motivo é por conta das eleições gerais no Brasil, que serão simultâneas com o horário de Brasília (DF). 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Começou em 3 abril
Servidores do IFMS aceitam propostas do Governo Federal para pôr fim à greve
O resultado da votação ainda não significa o fim da greve. A decisão será definida na plenária nacional do sindicato, nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho
Urgente
Senador Nelsinho Trad mobiliza Senado Federal para ajudar o Pantanal contra incêndios
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região próxima da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal