Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Estado assina convênio para testes de vacina contra Covid-19 em MS

08 outubro 2020 - 09h02Airton Raes, Governo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, assinou na tarde desta quarta-feira (7) termo de cooperação técnica para a realização dos testes de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão testadas quatro vacinas no Estado.  

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as pesquisas são importantes para o combate do coronavírus. “Sempre seremos parceiros de ações que possam trazer avanços nessa luta contra a Covid-19”, disse.

O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

Ana Lúcia Lyrio explicou que a captação de voluntários para os testes da vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse.

A SES irá prestar apoio ao Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais. Os testes serão aplicados em dois mil voluntários.

A Secretaria de Estado de Saúde irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).

A responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Não haverá repasse de recursos financeiros entre a SES e os realizadores da pesquisa.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começam em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.    

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal