Menu
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Estado assina convênio para testes de vacina contra Covid-19 em MS

08 outubro 2020 - 09h02Airton Raes, Governo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, assinou na tarde desta quarta-feira (7) termo de cooperação técnica para a realização dos testes de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão testadas quatro vacinas no Estado.  

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as pesquisas são importantes para o combate do coronavírus. “Sempre seremos parceiros de ações que possam trazer avanços nessa luta contra a Covid-19”, disse.

O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

Ana Lúcia Lyrio explicou que a captação de voluntários para os testes da vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse.

A SES irá prestar apoio ao Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais. Os testes serão aplicados em dois mil voluntários.

A Secretaria de Estado de Saúde irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).

A responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Não haverá repasse de recursos financeiros entre a SES e os realizadores da pesquisa.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começam em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.    

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Contra a Dengue
Bairros de Ladário recebem força-tarefa de limpeza neste sábado (24)
Reitoria
Ainda sem eleição direta, UFMS escolhe novo reitor em maio
Hoje
Grupo Vozes Especiais realiza workshop no Moinho Cultural
Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Imunização
Confira horário de vacinação contra dengue em Corumbá e Ladário neste sábado
Seguia para Capital
Mulher é presa com 2,3 kg de maconha na BR 262
Planejamento
MPT propõe parceria estratégica para prevenir trabalho escravo contemporâneo em MS
Fiocruz
Especialistas alertam para aumento da taxa de suicídio entre crianças e jovens
Aposta
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões
Operação Ágata
Passageiro é flagrado transportando cocaína de Corumbá para Capital

Mais Lidas

Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Na entrada
Perícia estima que morte de homem encontrado em mata na cidade tenha ocorrido há 4 dias
Vindo do RJ
Boliviano de 21 anos é detido com 35 celulares sem nota fiscal
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra resgate no Pantanal, óbito e acidente de trânsito