Menu
quinta, 17 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Estado assina convênio para testes de vacina contra Covid-19 em MS

08 outubro 2020 - 09h02Airton Raes, Governo

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, assinou na tarde desta quarta-feira (7) termo de cooperação técnica para a realização dos testes de vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão testadas quatro vacinas no Estado.  

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, destacou que as pesquisas são importantes para o combate do coronavírus. “Sempre seremos parceiros de ações que possam trazer avanços nessa luta contra a Covid-19”, disse.

O termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, e pelos médicos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio, que conduzem o estudo da vacina Janssen-Cilag.

Ana Lúcia Lyrio explicou que a captação de voluntários para os testes da vacina deve começar em 15 dias. “Serão testadas dois mil voluntários. No primeiro grupo serão vacinadas pessoas entre 18 e 58 anos, dando preferência para profissionais da saúde e de segurança pública”, disse.

A SES irá prestar apoio ao Estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar a eficácia e a segurança para prevenção da Covid-19 mediada pelo SARS-CoV-2 em adultos com 18 anos de idade ou mais. Os testes serão aplicados em dois mil voluntários.

A Secretaria de Estado de Saúde irá fornecer estrutura física adequada para o bom funcionamento dos testes, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e do Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).

A responsabilidade pela execução do estudo cabe aos pesquisadores, não havendo nenhum tipo de vínculo entre os voluntários da pesquisa e a SES. Não haverá repasse de recursos financeiros entre a SES e os realizadores da pesquisa.

A segunda vacina a ser testada em Mato Grosso do Sul é a Coronavac, em parceria do Instituto Butantã e o laboratório Sinovac. Os estudos também serão feitos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio e Ana Lúcia Lyrio. A vacina será testada em um grupo de mil voluntários, todos profissionais de saúde. A expectativa é que os testes comecem em dez dias.

A terceira vacina a ser testada no Estado é a vacina da BCG (usada para prevenir a tuberculose), que está sendo realizador pelo pesquisador Julio Crodda. Dois mil voluntários irão receber a vacina BCG com objetivo de verificar a proteção do imunizante contra a Covid-19. Os testes devem começam em 19 de outubro.

A quarta vacina contra coronavírus a ser testada em Mato Grosso do Sul é a desenvolvida pelo laboratório Sanofi. Entretanto, os testes dessa vacina devem iniciar só a partir de janeiro de 2021.    

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Autor de atropelamento na Rio Branco é comissionado da Prefeitura de Corumbá
SAÚDE
Corumbá leva vacina contra a Covid-19 para a região do Taquari
POLICIAL
PMA apreende 1.289 kg de droga com adolescente paraguaio
TURISMO
Turismo de MS participa de webinar nesta quarta-feira e se aproxima do mercado irlandês
PROTESTO
Ciclistas fazem protesto após morte de empresária na Rio Branco
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial
SAÚDE
Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V
CIDADE
Prefeitura de Corumbá determina abertura de comércio
CORONAVÍRUS
Com 25 mil casos em 15 dias, junho pode bater recorde de infectados por covid em MS
GERAL
Homem sofre queda de telhado e fica ferido

Mais Lidas

GERAL
Autor de atropelamento na Rio Branco é comissionado da Prefeitura de Corumbá
POLICIAL
Mulher é presa por descumprimento de medida protetiva
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Parque do Mangueiral em Ladário
GERAL
Homem é esfaqueado pelo filho no Sassida