As queimadas continuam avançando pelo território do Pantanal de Corumbá, destruindo cartões postais da região conhecida por sua beleza silvestre. A força-tarefa Pantanal II, integrada por Bombeiros de Corumbá e do Estado do Paraná, Brigadistas do Ibama/Prevfogo e militares da Marinha do Brasil, já está em sua segunda fase na tentativa de proteger o bioma do maior período de estiagem e queimadas da história.
Nesta quinta-feira, 1º de outubro, foi a vez de salvar a Baía do Tamengo. A paisagem amplamente reverenciada pelos belos espelhos d’água, se tornou campos secos com vegetação queimada pelo fogo. Bombeiros combateram chamas no local durante toda a tarde de ontem. A fumaça produzida pelos incêndios na Baía do Tamengo tem atingido a área urbana de Corumbá e Ladário e prejudicado a sobrevivência da população.
Sobrevoo de reconhecimento realizado pelo helicóptero da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, indicaram pontos críticos e permitiu que Bombeiros definissem a melhor estratégia para controlar o fogo. Os três aviões Air Tractor, com capacidade de armazenar e arremessar até dois mil litros de água, realizaram lançamentos pontuais até que a situação foi enfim controlada.
Os focos de calor foram extintos e permanecem sob monitoramento e um novo sobrevoo é realizado na manhã de hoje para acompanhar a situação. Devido fatores climáticos e a queima de subsolo, que tem como combustível a espessa camada de matéria orgânica acumulada na região, não é descartada a possibilidade de o fogo retornar.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Servidores e aposentados do município já podem sacar salários de novembro

Portaria federal reconhece emergência em municípios do Pantanal de MS

Aumenta lista de servidores estaduais exonerados por corrupção

Pantaneiros consideram Lei do Pantanal um avanço para manter bioma preservado
Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS

Sindicato das indústrias metalmecânicas de MS elege nova diretoria para o quadriênio 2023/27

Audiência na Câmara é sugerida para debater políticas públicas direcionadas a causa animal

Presídios de Corumbá completam um ano sem fugas após implantação de grupamento

MS desenvolve o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
