Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Escolas da REME são preparadas para atender protocolo de biossegurança

22 novembro 2020 - 09h22Top Midia News

As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) estão em processo de adaptação para o início do ano letivo 2021, previsto para começar no dia 8 de fevereiro. Parte das medidas do plano de biossegurança, o qual está em fase de elaboração por conta da pandemia causada pela Covid-19, é a desinfecção das escolas.

Segundo a prefeitura, as 94 escolas de Ensino Fundamental e 12 Escolas de Educação Infantil (Emeis) que receberam seções eleitorais no dia 15 de novembro passam pela limpeza.

O serviço é feito por equipes da Semed, com uso de seis máquinas e materiais cedidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). Nesta sexta-feira (20) passaram por desinfecção as escolas municipais Danda Nunes (Vivenda do Bosque), Vanderlei Rosa de Oliveira (Novos Estados) e Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva).

O serviço é feito por equipes da Semed, com o uso de seis máquinas e materiais cedidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). Nesta sexta-feira (20) passaram por desinfecção as escolas municipais Danda Nunes (Vivenda do Bosque), Vanderlei Rosa de Oliveira (Novos Estados) e Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva).

Além disso, as escolas realizam a limpeza e higienização regular, mesmo sem a presença física dos alunos, que estão em aula domiciliar desde o dia 18 de março, e iniciaram a instalação de dispenser de álcool em gel e dispenser de sabão em diversos locais das unidades.

Na Escola Municipal de Educação Infantil da Piratininga, algumas adaptações físicas já tiveram início. “Estamos criando áreas externas com calçadas, construindo lavatório de mãos na entrada da escola e trocando janelas basculantes por janelas de abrir, para melhorar a ventilação”, comentou a diretora Ana Cristina Dorsa.

O prédio da Escola Municipal Barão do Rio Branco, localizada na zona rural, que fica no distrito de Rochedinho, também passa por adaptações. “Estamos aumentando o número de pias instaladas, e estudando a viabilidade de comprar alguns equipamentos”, explicou o diretor Francisley Galdino.

A Escola Municipal Professor Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis, passa por mudanças. “Implantei dispensers de álcool em gel, nas entradas das salas, e lixeiras com pedal. A intenção, ainda, é adaptar as pias”, afirmou a diretora Valéria Cristina Pereira.

Biossegurança

A meta da Semed, para o próximo ano letivo, é disponibilizar equipamentos às escolas, professores e alunos, para complementar as medidas de biossegurança necessárias ao retorno das aulas presenciais, atendendo às exigências da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Dentre os equipamentos a serem adquiridos estão: os dispensers de álcool em gel e de sabão, avental para uso de professores em sala de aula, face shield (máscara de proteção facial), termômetro eletrônico e máscaras confeccionadas em parceria com o Fundo de Apoio a Comunidade (Fac). Outros insumos serão adquiridos, a exemplo o álcool em gel, álcool líquido e sabonete líquido.

A SemedD adotou medidas de segurança, além da suspensão das aulas presenciais, orientou os servidores a lavarem frequentemente as mãos com água e sabão, a fazerem o uso de máscara, conforme determina os decretos municipais, a usarem álcool em gel, além de adotarem as medidas de distanciamento físico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19