Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Equipes da Energisa realizam poda preventiva em Corumbá e mais 14 cidades

16 setembro 2022 - 08h41Assessoria

Mato Grosso do Sul é um dos estados mais arborizados do Brasil pela diversidade de sua fauna e flora, admiradas mundialmente. Esse verde todo que atravessa as matas, é visível nos centros urbanos de Campo Grande, Capital que faz parte da rede Tree Cities of the World, título criado para reconhecer quem se compromete a cultivar e manter as florestas urbanas.  

Essa beleza que faz parte do cotidiano do sul-mato-grossense divide espaço com as ruas, as pessoas, os pássaros, e também, os postes de energia elétrica. Harmonizar essa relação é muito importante para preservar nosso bioma e garantir a segurança de todos.   

Efetuar a poda de árvore é responsabilidade da Prefeitura de cada município. Porém, como ação preventiva, a Energisa possui um cronograma para realização desta atividade. O objetivo é prevenir que galhos de árvores encostem na rede elétrica e comprometam o fornecimento de energia ou até mesmo a segurança da população.   

Desde o início do ano até agora, a Energisa realizou mais de 138 mil podas em Mato Grosso do Sul, sendo 65,8 mil só em Campo Grande. No mês de setembro, o serviço foi intensificado e o cronograma prevê o atendimento da Energisa em 15 cidades, simultaneamente, para evitar que as chuvas da primavera - que contribuem para o crescimento mais acelerado das plantas - não influenciem no fornecimento de energia.    

Cronograma de Setembro por região:  

  • Norte - Aquidauana, Corumbá, Bodoquena, Bela vista, Jardim e Porto Murtinho.  
  • Sul - Ponta Porã, Bataguassu, Ivinhema, Angélica, Dourados, Naviraí, Mundo novo e Iguatemi.  
  • Centro - Campo Grande    

A responsabilidade de preservar a segurança é de todos  

Diego Souza Silva, Coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, explica que esse cronograma é definido com o apoio de uma equipe especializada, que faz o monitoramento dos postes. Na fase inicial é realizado um estudo para selecionar as áreas que necessitam de poda preventiva. O coordenador reforça ainda, que a distribuidora se mantém ativa na conscientização de todas as partes envolvidas nesse processo.    

No mês passado, a concessionária realizou um evento em Naviraí com representantes da prefeitura de oito cidades: Naviraí, Eldorado, Mundo Novo, Tacuru, Paranhos, Amambai, Aral Moreira e Juti. “Nesse evento, foi possível compartilhar informações técnicas sobre a importância do manejo correto da vegetação, impactos e potenciais riscos gerados à população e ao sistema elétrico, bem como oportunidades da formalização de convênios de poda entre as instituições (Poder Público e Energisa) para aplicação sistemática e sustentável das podas preventivas nestes municípios,” recorda Diego.    

Além dessa ação, a empresa também leva palestras sobre sustentabilidade, plantio correto para os bairros e faz distribuição de mudas compatíveis com o ambiente urbano.    

A Energisa reitera que as podas de árvores são responsabilidade das prefeituras dos municípios e que atua apenas nos casos em que a vegetação está em contato com a rede elétrica, por ocasionar risco à segurança da população. A concessionária destaca ainda, que a população nunca deve efetuar poda ou remoção por conta própria.   

 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de navegabilidade já impacta atuação de combate ao fogo no Pantanal
Programação
Arraial do Banho de São João em Ladário acontece de 20 a 23 de junho
Estado
Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse
Incêndios
Reunião entre Governo do estado e MMS alinham ações para ampliar atuação no Pantanal
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Emprego e Renda
Vereador sugere estrutura para transformar terminal em um centro comercial
Maus Tratos
Civil resgata cães abandonados em imóvel fechado no bairro Guatós
Arraial
Termina hoje inscrição para Concurso de Quadrilhas; Andores e Miniandores prazo é amanhã
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Confira
Banho de São João faz mudanças no trânsito de Corumbá

Mais Lidas

Bombeiros
Plantão registra cinco enxames de abelhas e três incêndios em terrenos baldios
Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Dsdobramentos
Prefeitura divulga resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso da Guarda Municipal