Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Encontro no Sebrae promove fortalecimento do trade turístico do Estado

19 setembro 2022 - 15h45Sebrae

Representantes de prefeituras, de fundações de turismo municipais, turismólogos, funcionários e proprietários de empresas de turismo, técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Sebrae/MS reuniram-se nesta sexta-feira (16), em Campo Grande, para a realização do I Encontro das Instâncias de Governanças Regionais (IGR’s) do Turismo em Mato Grosso do Sul. O evento, que aconteceu durante todo o dia, foi uma realização da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS) e do Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal.

A função desse primeiro encontro foi de apresentar tendências no desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul a partir de uma construção coletiva, além de promover ações de cooperação entre as microrregiões a fim de encontrar soluções para os desafios e apresentar ferramentas de mercado que permitem monitoramento. Esse trabalho conjunto ainda favoreceu o planejamento estratégico para ações de turismo.

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, participou da abertura e indicou que as ações conjuntas permitem fortalecimento do trade turístico no Estado e possibilita que tanto o Pantanal como outras regiões alinhem medidas de desenvolvimento para o setor. O trabalho regionalizado para o turismo é também uma política pública definida pelo governo federal e em implantação pelo governo do Estado.

“Trabalhamos para fazer parte de uma política de governo do Ministério do Turismo, que preconiza hoje afunilar a informação. Para que nosso Estado possa, cada vez mais, fortalecer e se desenvolver é importante que as instâncias de governança conheçam as ações que estão sendo desenvolvidas pela Fundação do Turismo, pelo Sebrae, e reconheçam a possibilidade de unir sinergias. É uma reunião de alinhamento, de proposições, discussões e de encaminhamentos para gente poder fortalecer o turismo a partir de uma política pública e com o apoio do Sebrae no desenvolvimento dos pequenos negócios atuantes nessa cadeia”, explicou Tito Estanqueiro.

O diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, explicou que a política pública de descentralização e regionalização é o modelo vigente e que o governo do Estado está dando suporte para que o estágio de governança dessas IGR’s possa evoluir para aumentar a capacidade de proposta de projetos e captação de recursos. Conforme ele, Mato Grosso do Sul tem uma das rotas turísticas de ecoturismo mais consistentes do mundo e por isso precisa profissionalizar-se cada vez mais.

“Precisamos profissionalizar a gestão, ajudar na captação de recursos. Aqui temos algo inédito no país que é executivos contratados pelo Estado que estão à disposição das IGR’s para demandarem ações. As IGR’s precisam gerar independência financeira. O Estado precisa estar bem próximo para dar sustentação. As regiões podem receber recursos para ações que são indicação das IGR’s. Essa é uma política de descentralização de recursos que veio para ficar. E temos a rota Pantanal-Bonito, que integrada é o produto internacional de ecoturismo mais poderoso do mundo”, apontou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul