Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Encontro municipal marcou Dia Nacional da Visibilidade Lésbica em Corumbá

31 agosto 2018 - 09h32Kamilla Marques

Foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 29 de agosto, o Primeiro Encontro de Mulheres Lésbicas de Corumbá. Com o intuito de debater assuntos importantes para a comunidade lésbica da cidade, o evento atraiu cerca de 40 mulheres, além de contar com a presença de simpatizantes a causa.

A iniciativa realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado ontem.

Iniciando o debate, a assessora executiva Jane Contu, que representou a primeira-dama e secretária especial Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância da união entre comunidade e o Poder Público para que as atividades possam ser planejadas e realizadas ao longo de todo o ano.

Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT, salientou que a Casa da Cidadania é um espaço aberto para a comunidade lésbica e que está pronta para orientar e auxiliar a comunidade. “Nós estamos procurando fazer um trabalho de união, queremos ouvir as reivindicações e procurar criar mecanismos que possam atender essas mulheres. Minha sala está aberta e eu espero contar com o apoio dessas mulheres para que possamos desenvolver politicas publicas voltadas a comunidade lésbica”, afirmou.

A reunião tratou de temas importantes como saúde e direitos civis, além de debater sobre a necessidade de apoio psicológico às jovens e qualificação profissional para que a comunidade se desenvolva dentro da sociedade. 

Ainda estiveram presentes Wânia Alecrim, coordenadora de Politicas Públicas para as Mulheres e Joílson Cruz, diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, ambos salientaram a importância da união entre poder público e comunidade para garantir os direitos de todas. Finalizando o encontro, ficou definido que novas reuniões vão acontecer para alinhar projetos e continuar debatendo sobre as necessidades da comunidade lésbica da cidade.

Dia Nacional

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A data tem como principal objetivo o combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas