Menu
sábado, 24 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Encontro municipal marcou Dia Nacional da Visibilidade Lésbica em Corumbá

31 agosto 2018 - 09h32Kamilla Marques

Foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 29 de agosto, o Primeiro Encontro de Mulheres Lésbicas de Corumbá. Com o intuito de debater assuntos importantes para a comunidade lésbica da cidade, o evento atraiu cerca de 40 mulheres, além de contar com a presença de simpatizantes a causa.

A iniciativa realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado ontem.

Iniciando o debate, a assessora executiva Jane Contu, que representou a primeira-dama e secretária especial Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância da união entre comunidade e o Poder Público para que as atividades possam ser planejadas e realizadas ao longo de todo o ano.

Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT, salientou que a Casa da Cidadania é um espaço aberto para a comunidade lésbica e que está pronta para orientar e auxiliar a comunidade. “Nós estamos procurando fazer um trabalho de união, queremos ouvir as reivindicações e procurar criar mecanismos que possam atender essas mulheres. Minha sala está aberta e eu espero contar com o apoio dessas mulheres para que possamos desenvolver politicas publicas voltadas a comunidade lésbica”, afirmou.

A reunião tratou de temas importantes como saúde e direitos civis, além de debater sobre a necessidade de apoio psicológico às jovens e qualificação profissional para que a comunidade se desenvolva dentro da sociedade. 

Ainda estiveram presentes Wânia Alecrim, coordenadora de Politicas Públicas para as Mulheres e Joílson Cruz, diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, ambos salientaram a importância da união entre poder público e comunidade para garantir os direitos de todas. Finalizando o encontro, ficou definido que novas reuniões vão acontecer para alinhar projetos e continuar debatendo sobre as necessidades da comunidade lésbica da cidade.

Dia Nacional

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A data tem como principal objetivo o combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19