Foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 29 de agosto, o Primeiro Encontro de Mulheres Lésbicas de Corumbá. Com o intuito de debater assuntos importantes para a comunidade lésbica da cidade, o evento atraiu cerca de 40 mulheres, além de contar com a presença de simpatizantes a causa.
A iniciativa realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado ontem.
Iniciando o debate, a assessora executiva Jane Contu, que representou a primeira-dama e secretária especial Amanda Balancieri Iunes, reforçou a importância da união entre comunidade e o Poder Público para que as atividades possam ser planejadas e realizadas ao longo de todo o ano.
Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT, salientou que a Casa da Cidadania é um espaço aberto para a comunidade lésbica e que está pronta para orientar e auxiliar a comunidade. “Nós estamos procurando fazer um trabalho de união, queremos ouvir as reivindicações e procurar criar mecanismos que possam atender essas mulheres. Minha sala está aberta e eu espero contar com o apoio dessas mulheres para que possamos desenvolver politicas publicas voltadas a comunidade lésbica”, afirmou.
A reunião tratou de temas importantes como saúde e direitos civis, além de debater sobre a necessidade de apoio psicológico às jovens e qualificação profissional para que a comunidade se desenvolva dentro da sociedade.
Ainda estiveram presentes Wânia Alecrim, coordenadora de Politicas Públicas para as Mulheres e Joílson Cruz, diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, ambos salientaram a importância da união entre poder público e comunidade para garantir os direitos de todas. Finalizando o encontro, ficou definido que novas reuniões vão acontecer para alinhar projetos e continuar debatendo sobre as necessidades da comunidade lésbica da cidade.
Dia Nacional
O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A data tem como principal objetivo o combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal

Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país
Chuva forte e volumosa e temporais em SC, no PR, em MS e em SP
CULTURASesc Corumbá abre inscrições para cursos de música, dança e pintura à distância

Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado

Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá

MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus

Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19

Casa tem princípio de incêndio após vela de altar derreter
