Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Encontro discute Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na macrorregião de Corumbá

05 agosto 2022 - 12h27Assessoria/PMC

Terminou nesta sexta-feira, 5 de agosto, o ‘Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde na Perspectiva da Saúde do Trabalhador’. A iniciativa teve como objetivo atingir o conjunto de trabalhadores e gestores do SUS das áreas de vigilância e atenção à saúde primária e especializada e os demais pontos de atenção que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) da macrorregião de Corumbá. 

Aberto na quinta-feira, dia 4, o Encontro permitiu a reflexão em torno das práticas cotidianas à compreensão do trabalho relacionado ao processo saúde-doença e da necessidade do envolvimento de todo o sistema de saúde para garantir o cuidado integral aos trabalhadores tendo como eixo principal a articulação das ações com a vigilância e os Centros de Referência em saúde do Trabalhador e Serviços municipais de Saúde do Trabalhador. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, participou do evento. 

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, representou o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia que marcou o último dia do evento. “A Vigilância e a Atenção em Saúde caminham juntas. Lado a lado para garantir a vigilância e saúde do trabalhador, disse a secretária que lembrou ter começado a carreira como servidora municipal no Cerest (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador). 

Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, disse ser de “extrema importância a integração da vigilância em saúde com atenção primária. Com nossas atividades se complementando podemos proporcionar saúde integral aos trabalhadores”, afirmou. Durante o Encontro Integrado o técnico Fisioterapeuta, Maximiliano Eduardo Ferreira Santana, apresentou as ações desenvolvidas de 2022 pelo Cerest. 

Representando o Governo do Estado, a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Maria Madalena Xavier de Almeida, ressaltou que o Encontro Integrado potencializa a importância da Vigilância em Saúde. “Deixa em destaque a importância da Vigilância de Saúde em todas as áreas da sociedade, como suporte, como apoio, como referência. O que nós temos que fazer é trabalhar para que o trabalho não seja um motivo de adoecer das pessoas”. 

A enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica na Coordenação geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, apresentou a palestra que abordou o tema “Desafios e perspectivas da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador em 20 anos”. Ela disse ser de importância fundamental o fato de “Secretarias municipais de Saúde terem a frente profissionais com especialização em Saúde do Trabalhador ou que, pelo menos, já tenham passado pelo Cerest”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Educação
IFMS prevê investimento de R$ 1 milhão em tecnologia da informação
Patrimônio Cultural
Prefeitura entrega certificação de agente cultural para 98 festeiros de São João
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Destaque
Atleta, empresário e servidor público são homenageados pela Câmara de Corumbá
Evento
Corumbá recebe etapa Pantanal do Diálogo sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Destaque
Corumbá debate o Paradesporto em Festival da Inclusão na Apae
No Pantanal
Vereador pede instalação de hidrante para combate a incêndios em Forte Coimbra
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá
50% + que 2023
Governo de MS libera R$ 72 milhões das emendas parlamentares de 2024

Mais Lidas

Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Fronteira
Operação conjunta apreende 2 toneladas de mercadorias irregulares, Ilhamas empalhadas e cocaína