Menu
segunda, 15 de agosto de 2022
Governo - Utilidade Pública - Agosto/22
Andorinha Institucional
Geral

Encontro discute Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador na macrorregião de Corumbá

05 agosto 2022 - 12h27Assessoria/PMC

Terminou nesta sexta-feira, 5 de agosto, o ‘Encontro Integrado da Vigilância e da Atenção à Saúde na Perspectiva da Saúde do Trabalhador’. A iniciativa teve como objetivo atingir o conjunto de trabalhadores e gestores do SUS das áreas de vigilância e atenção à saúde primária e especializada e os demais pontos de atenção que compõem a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) da macrorregião de Corumbá. 

Aberto na quinta-feira, dia 4, o Encontro permitiu a reflexão em torno das práticas cotidianas à compreensão do trabalho relacionado ao processo saúde-doença e da necessidade do envolvimento de todo o sistema de saúde para garantir o cuidado integral aos trabalhadores tendo como eixo principal a articulação das ações com a vigilância e os Centros de Referência em saúde do Trabalhador e Serviços municipais de Saúde do Trabalhador. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, participou do evento. 

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, representou o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia que marcou o último dia do evento. “A Vigilância e a Atenção em Saúde caminham juntas. Lado a lado para garantir a vigilância e saúde do trabalhador, disse a secretária que lembrou ter começado a carreira como servidora municipal no Cerest (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador). 

Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, disse ser de “extrema importância a integração da vigilância em saúde com atenção primária. Com nossas atividades se complementando podemos proporcionar saúde integral aos trabalhadores”, afirmou. Durante o Encontro Integrado o técnico Fisioterapeuta, Maximiliano Eduardo Ferreira Santana, apresentou as ações desenvolvidas de 2022 pelo Cerest. 

Representando o Governo do Estado, a coordenadora da Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Maria Madalena Xavier de Almeida, ressaltou que o Encontro Integrado potencializa a importância da Vigilância em Saúde. “Deixa em destaque a importância da Vigilância de Saúde em todas as áreas da sociedade, como suporte, como apoio, como referência. O que nós temos que fazer é trabalhar para que o trabalho não seja um motivo de adoecer das pessoas”. 

A enfermeira Marília Carvalho da Silva, consultora técnica na Coordenação geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, apresentou a palestra que abordou o tema “Desafios e perspectivas da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador em 20 anos”. Ela disse ser de importância fundamental o fato de “Secretarias municipais de Saúde terem a frente profissionais com especialização em Saúde do Trabalhador ou que, pelo menos, já tenham passado pelo Cerest”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Corumbá registra três colisão durante o final de semana
Para usar drogas
Indivíduo furta celular da irmã e vende por R$ 20 reais
Na Câmara
Projeto de Lei pede inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física da Reme
Em um táxi
Boliviano é preso com quase 15 quilos de cocaína na fronteira
Eleições 2022
Campanha eleitoral inicia amanhã; entenda regras para candidatos e partidos
Assistência Social
Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS de final 5
Corumbá
Comemoração de Dia dos Pais termina com briga entre famílias no bairro Cristo Redentor
Nove pessoas foram conduzidas para Delegacia; um homem precisou ser algemado e uma mulher precisou de pontos no Pronto Socorro
Operação Pesca Legal
PMA reforça vigilância aos cardumes e apreende petrechos ilegais de pesca
Tempo
Semana começa com máxima de 38°C no estado e previsão de virada de tempo amanhã
Corumbá tem máxima prevista em 37°C para esta segunda (15)
Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes

Mais Lidas

Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes
Destaque
Concursos públicos em Mato Grosso do Sul atraem candidatos de outros estados
Turismo
Requalificação da orla do Porto Geral terá investimento de R$ 87,4 milhões
Implantada
Maternidade de Corumbá ganha farmácia exclusiva