Menu
sexta, 14 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Empresária de Campo Grande aposta no mercado de comidas naturais e conquista o paladar do público

29 setembro 2022 - 10h22Agência Sebrae de Notícias

Em alusão ao Dia Mundial do Vegetarianismo, comemorado no próximo sábado, 1° de outubro, o Sebrae/MS apresenta a história de uma empresa do ramo, localizada em Campo Grande, a CRU Sem Disfarces. O empreendimento, da proprietária Marianna Desiderio Coelho, fornece produtos naturais que excluem matéria prima de origem animal, além de alimentos inclusivos, por poderem ser consumidos por pessoas com restrições alimentares.

A CRU Sem Disfarces foi fundada em março de 2018 e surgiu a partir da necessidade que Marianna Desiderio tinha ao praticar atividades ao ar livre. A empreendedora viu dificuldade em encontrar lanches saudáveis e práticos para levar aos treinos. Para sair da comodidade das barras de cerais tradicionais encontradas nos supermercados, ela uniu o útil ao agradável e começou a fazer suas próprias refeições.

“Me incomodava ler os rótulos e ver tantos ingredientes industrializados e substâncias impossíveis de se falar. Como sempre gostei de cozinhar, decidi pesquisar e encontrei as ‘trufinhas energéticas’, docinhos com base em oleaginosas, frutas secas e superalimentos. O mais interessante é que para comer você não precisa cozinhar ou levá-las ao forno. Foi assim que eu conheci o universo da alimentação crua e viva”, revela.

Atualmente, a empreendedora comercializa browniescookies, tortas geladas, mini tortas, donuts, queijos e laticínios vegetais, como requeijões e cream cheese fermentado, entre outros, por meio de encomendas, em feiras ou fornecendo a restaurantes parceiros. Além de estar no ramo de comidas vegetarianas e veganas, a CRU Sem Disfarces atua essencialmente com a alimentação viva, ou seja, os alimentos não vão para o forno ou fogão e são minimamente processados. Segundo a empreendedora, tudo é feito de forma “saudável e consciente”, aproveitando de maneira integral os alimentos e seus benefícios.

Os produtos vêm despertando a curiosidade e permitem que públicos diferentes experimentem algo novo. “Desde o início foi bem legal, porque as pessoas ficaram muito curiosas para experimentar um produto crudívoro (frutas e verduras que não precisam cozinhar). Quando explicava que as tortas não iam para o forno ou fogão, todo mundo ficava chocado. Fico feliz pela CRU ser uma marca inclusiva, atendo o público vegano e vegetariano, pessoas que buscam alternativas mais saudáveis, adultos e crianças com restrições alimentares ou fazendo dieta”.

Dia Mundial do Vegetarianismo

A data, importante para empresários que atuam no ramo de alimentação inclusiva, é a oportunidade para promover ações especiais, lançar novos produtos e realizar eventos que visam o fortalecimento da comunidade. Para Marianna Desiderio, os consumidores também vêm provocando o mercado, que com isso, tem mais opções para o público vegetariano e/ou vegano.

“Vejo que cresceu muito decorrente da grande demanda e isso é ótimo. Era quase impossível encontrar marcas vegetarianas e/ou veganas. Hoje nas redes sociais ou quando participo de eventos vejo várias novas marcas. Nos supermercados é possível encontrar vários produtos plant-based (alimentos que utilizam alta tecnologia e processamento industrial para aproximar os vegetais do sabor e da textura do alimento à base animal) que antes não existiam, um reflexo do crescimento desse mercado”, explica Marianna Coelho.

Gestão de negócios

Quando decidiu se dedicar integralmente ao empreendimento, a empresária se deparou com alguns desafios a respeito da gestão de negócios. “A partir do momento que consegui focar 100% do meu tempo na CRU, não foi fácil sair da zona de conforto e arriscar. Fiquei com medo e me questionei muito se havia tomado a decisão certa”, comenta.

Para driblar os desafios, ela busca por capacitações de forma constante. A partir de indicações de outros donos de pequenos negócios, a empreendedora encontrou o Sebrae. E, junto à instituição, vem se aprimorando. Realizou o Empretec – curso que potencializa o perfil empreendedor – e, atualmente, faz consultorias de marketing e finanças e participa de um programa de acompanhamento de empresas. “Percebi que está me ajudando a evoluir, além das soluções serem viáveis de acordo com a minha necessidade”, disse.

E, para o futuro, as expectativas são as mais positivas. Marianna pretende aumentar a produção, ampliar os pontos revenda e tem planos para abrir uma loja física para a CRU Sem Disfarces. “Estou me organizando e melhorando alguns pontos importantes como materiais institucionais, site e rótulos nutricionais para depois expandir o alcance da marca”, finaliza.

É possível encontrar os produtos da CRU Sem Disfarces no Bourbon Café, Trevo Veggie e Restaurante TAO e para acessar as redes sociais clique aqui.

Para obter mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
24 horas
Colisão entre carro e bicicleta faz duas vítimas na manhã desta quinta