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Empresária de Campo Grande aposta no mercado de comidas naturais e conquista o paladar do público

29 setembro 2022 - 10h22Agência Sebrae de Notícias

Em alusão ao Dia Mundial do Vegetarianismo, comemorado no próximo sábado, 1° de outubro, o Sebrae/MS apresenta a história de uma empresa do ramo, localizada em Campo Grande, a CRU Sem Disfarces. O empreendimento, da proprietária Marianna Desiderio Coelho, fornece produtos naturais que excluem matéria prima de origem animal, além de alimentos inclusivos, por poderem ser consumidos por pessoas com restrições alimentares.

A CRU Sem Disfarces foi fundada em março de 2018 e surgiu a partir da necessidade que Marianna Desiderio tinha ao praticar atividades ao ar livre. A empreendedora viu dificuldade em encontrar lanches saudáveis e práticos para levar aos treinos. Para sair da comodidade das barras de cerais tradicionais encontradas nos supermercados, ela uniu o útil ao agradável e começou a fazer suas próprias refeições.

“Me incomodava ler os rótulos e ver tantos ingredientes industrializados e substâncias impossíveis de se falar. Como sempre gostei de cozinhar, decidi pesquisar e encontrei as ‘trufinhas energéticas’, docinhos com base em oleaginosas, frutas secas e superalimentos. O mais interessante é que para comer você não precisa cozinhar ou levá-las ao forno. Foi assim que eu conheci o universo da alimentação crua e viva”, revela.

Atualmente, a empreendedora comercializa browniescookies, tortas geladas, mini tortas, donuts, queijos e laticínios vegetais, como requeijões e cream cheese fermentado, entre outros, por meio de encomendas, em feiras ou fornecendo a restaurantes parceiros. Além de estar no ramo de comidas vegetarianas e veganas, a CRU Sem Disfarces atua essencialmente com a alimentação viva, ou seja, os alimentos não vão para o forno ou fogão e são minimamente processados. Segundo a empreendedora, tudo é feito de forma “saudável e consciente”, aproveitando de maneira integral os alimentos e seus benefícios.

Os produtos vêm despertando a curiosidade e permitem que públicos diferentes experimentem algo novo. “Desde o início foi bem legal, porque as pessoas ficaram muito curiosas para experimentar um produto crudívoro (frutas e verduras que não precisam cozinhar). Quando explicava que as tortas não iam para o forno ou fogão, todo mundo ficava chocado. Fico feliz pela CRU ser uma marca inclusiva, atendo o público vegano e vegetariano, pessoas que buscam alternativas mais saudáveis, adultos e crianças com restrições alimentares ou fazendo dieta”.

Dia Mundial do Vegetarianismo

A data, importante para empresários que atuam no ramo de alimentação inclusiva, é a oportunidade para promover ações especiais, lançar novos produtos e realizar eventos que visam o fortalecimento da comunidade. Para Marianna Desiderio, os consumidores também vêm provocando o mercado, que com isso, tem mais opções para o público vegetariano e/ou vegano.

“Vejo que cresceu muito decorrente da grande demanda e isso é ótimo. Era quase impossível encontrar marcas vegetarianas e/ou veganas. Hoje nas redes sociais ou quando participo de eventos vejo várias novas marcas. Nos supermercados é possível encontrar vários produtos plant-based (alimentos que utilizam alta tecnologia e processamento industrial para aproximar os vegetais do sabor e da textura do alimento à base animal) que antes não existiam, um reflexo do crescimento desse mercado”, explica Marianna Coelho.

Gestão de negócios

Quando decidiu se dedicar integralmente ao empreendimento, a empresária se deparou com alguns desafios a respeito da gestão de negócios. “A partir do momento que consegui focar 100% do meu tempo na CRU, não foi fácil sair da zona de conforto e arriscar. Fiquei com medo e me questionei muito se havia tomado a decisão certa”, comenta.

Para driblar os desafios, ela busca por capacitações de forma constante. A partir de indicações de outros donos de pequenos negócios, a empreendedora encontrou o Sebrae. E, junto à instituição, vem se aprimorando. Realizou o Empretec – curso que potencializa o perfil empreendedor – e, atualmente, faz consultorias de marketing e finanças e participa de um programa de acompanhamento de empresas. “Percebi que está me ajudando a evoluir, além das soluções serem viáveis de acordo com a minha necessidade”, disse.

E, para o futuro, as expectativas são as mais positivas. Marianna pretende aumentar a produção, ampliar os pontos revenda e tem planos para abrir uma loja física para a CRU Sem Disfarces. “Estou me organizando e melhorando alguns pontos importantes como materiais institucionais, site e rótulos nutricionais para depois expandir o alcance da marca”, finaliza.

É possível encontrar os produtos da CRU Sem Disfarces no Bourbon Café, Trevo Veggie e Restaurante TAO e para acessar as redes sociais clique aqui.

Para obter mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS ligue para 0800 570 0800 ou acesse o site.

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