Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Governo - Fazer bem feito - IPVA 2024 - Abril 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Embrapa Pesca e Aquicultura participa de missão técnica na Malásia

15 abril 2024 - 09h53Assessoria

Durante esta semana, de segunda-feira (15) a sexta (19), a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) Danielle de Bem Luiz e a pesquisadora Adriana Ferreira Lima, da mesma instituição, participam de missão de prospecção na área de aquicultura na Malásia. Organizada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a missão terá visitas técnicas e discutirá a elaboração de projeto em conjunto sobre aquicultura multitrófica integrada.

Essa é a área do doutorado de Adriana, que está em andamento. Ela apresentará os resultados já conseguidos e falará sobre as principais variáveis de qualidade e de eficiência da produção (como desempenho, qualidade de água, balanço de nutrientes e emissão de gases de efeito estufa). “A visita técnica pode auxiliar no processo de compreensão dos aspectos técnicos que subsidiam a escolha e a densidade das espécies no cultivo multitrófico na Malásia. Com isso, podemos fazer um paralelo com o cultivo multitrófico que estou realizando na Embrapa Pesca e Aquicultura”, explica.

Danielle buscará captar demandas e oportunidades técnicas de parceria durante a missão, identificando pesquisadores da Embrapa e de outras instituições que possam colaborar com a construção de projeto em parceria. O intercâmbio de conhecimentos e de experiências sobre cultivos multitróficos pode favorecer ambos os países, fortalecendo a aquicultura no Brasil e na Malásia.

A chefe-geral cita que o país asiático possui importantes instituições nas áreas temáticas de pesca e de aquicultura. Criado em 1968, o Instituto de Pesquisa em Recursos Pesqueiros tem mais de 90 pesquisadores divididos em oito unidades. “O instituto apresenta amplas pesquisas, em especial em aquicultura multitrófica integrada, algo que favorece a sustentabilidade e amplia a eficiência da produção, em especial dentro do conceito de produção Baixo Carbono. A Embrapa ainda está avançando nessas pesquisas e a troca de experiências trará grande impacto para as ações da empresa”, sintetiza.

Cooperação internacional

A missão da ABC faz parte da cooperação técnica Sul-Sul, que permite a troca horizontal de conhecimentos e de experiências em diferentes áreas entre países considerados em desenvolvimento. A elaboração, a implementação técnica e a gestão compartilhada de projetos e de atividades constituem pilares dessa cooperação entre os países. As atividades desta semana serão realizadas em Penang, estado situado a Noroeste da Malásia.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá
Obrigatório
FUNPREV: aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Saúde
Após mudança na lei, número de laqueaduras aumenta 78% em MS
Comércio
Dia das Mães deve movimentar R$ 12.470 milhões em Corumbá e Ladário
Trabalho
Senac MS lança plataforma para divulgar vagas de emprego e oferta de mão de obra
Imposto Municipal
IPTU à vista, com 30% de desconto, vence amanhã, 30 de abril, em Corumbá
Oportunidade
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira
Saúde
"Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026", diz ministra Nísia

Mais Lidas

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Tráfico de Drogas
Jovem boliviano é preso com maconha em fundo falso na bagagem
Determinação Judicial
Prefeitura, Junta e Estado buscam solução para implantar UTI Neonatal e Banco de Leite em Corumbá