Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Embrapa apresenta projeto sobre pesquisa com animais geneticamente editados

14 outubro 2022 - 10h04Assessoria

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe, esteve nesta quinta-feira, dia 13, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em Florianópolis/SC, para apresentar alguns projetos de pesquisa de impacto para o estado. Estiveram presentes representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Fapesc e Secretaria de Agricultura.   

Com o objetivo de apoiar pesquisas orientadas a problemas com impacto social, econômico e na saúde, foi apresentado ao secretário da SDE, Jairo Sartoretto, o projeto que está sendo conduzido na Embrapa intitulado "Plataforma para desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de modificação genética em suínos e aves". O projeto visa criar tecnologias para produção de suínos e aves geneticamente editados que poderão ser utilizadas para diversas finalidades, como aprimorar programas de melhoramento genético na área animal, além de desenvolver modelos para saúde humana.   

Dentre os possíveis impactos para a saúde humana, pode-se citar os suínos geneticamente editados para produção de órgãos compatíveis para xenotransplante - termo técnico que define o transplante de órgãos entre espécies diferentes. Para isso, além da criação de suínos em condições sanitárias adequadas, ou seja, livre de patógenos que possam causar doenças em humanos, os suínos terão genes editados para evitar a rejeição imunológica hiperaguda do receptor humano.   

Os suínos são considerados excelentes candidatos para o xenotransplante para humanos por diversos fatores. Entre eles pode-se citar a grande similaridade do tamanho, fisiologia e metabolismo dos órgãos. Além disso, o curto período de gestação e as numerosas leitegadas, o grande conhecimento na área de biotecnologias da reprodução e controle de doenças colaboram para que a espécie suína seja considerada de eleição para esta finalidade.   

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Everton Krabbe, destacou que o impacto do projeto, além de atender importante demanda da saúde humana, amplia possibilidades de crescimento econômico para a região Oeste e consequentemente para o estado. "A estrutura para transporte, por exemplo, será impactada a partir do momento que precisamos deslocar esses animais com segurança e com protocolos de biosseguridade e rapidez. Isso é uma das possibilidades que prevemos, sem falar da questão de inovação e do avanço na fronteira do conhecimento", enfatizou.   

O Secretário da SDE, Jairo Sartoretto, manifestou apoio ao projeto. “Hoje aqui realizamos um primeiro passo nessa construção que tem que ser conjunta, a quatro mãos, com apoio do legislativo e executivo em prol do desenvolvimento de soluções que irão, sem dúvidas, salvar vidas”.  Um ofício será elaborado registrando o encontro e fomentando as futuras parcerias em apoio ao projeto.   

Outro tópico da reunião foi a apresentação do projeto de cereais de inverno como alternativa para a alimentação de suínos e aves.   

Participaram da reunião, além do secretário da SDE, Jairo Sartoretto, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o diretor de Tecnologia e Inovações da SDE, Moris Cleber Kohl, o Gerente de Novos Negócios, Antônio Slosaski, o Gerente de Empreendedorismo Individual, Micro e Pequenas Empresas, Adílio Anísio, o técnico da Embrapa Suínos e Aves Idair Piccinin e a diretora de Qualidade e Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Daniela Carneiro do Carmo. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul