Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Em momento crítico da pandemia, Governo fortalece ações de incentivo à produção de alimentos

07 abril 2021 - 10h17Portal do Governo de MS

A produção de alimentos, seja para consumo próprio ou para o comércio se tornou uma opção para enfrentar a crise do coronavírus que há mais de um ano impõe dificuldades na vida do sul-mato-grossense.

Diante do cenário crítico da pandemia o Governo do Estado por meio da Semagro, através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) tem desenvolvido ações que visam fortalecer o incentivo aos pequenos produtores.

Fruto de parceria com o município de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc) o Hortas Urbanas oferece suporte técnico, doação de adubo orgânico e quando o projeto está no início, recebe as primeiras mudas.

Recentemente esse apoio chegou ao Distrito de Anhanduí após um pedido da administração de Campo Grande e da subprefeitura local. A agência disponibilizou 10 toneladas de composto para os horticultores da região.

Por meio de trabalho integrado, os produtores do distrito também vão receber orientação sobre as melhores variedades para cultivo, época de plantio, manejo de água e tratos culturais como, adubação, rega e controle de pragas.

Outra iniciativa da Agraer, voltada ao apoio da produção nos assentamentos, tem sido fundamental para a agricultura familiar em Jaraguari. No lote 129 do Assentamento Estrela, Irene Rodrigues tem como carro chefe a produção de alface onde trabalha com duas filhas e genro.

Ela relata que no tempo que trabalhou “sozinha” o desanimo bateu diversas vezes, mas que receber o apoio do poder público, especialmente nesse período de pandemia, traz esperança de dias melhores. “Trouxe alento, ânimo. É como se ouvisse em palavras: vá em frente. Estamos aqui para te apoiar”, define Irene.

Diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento destaca a atuação da agência nesse crítico. “A produção de alimentos é essencial para reduzirmos dificuldades que milhares de desempregados estão submetidos, por isso todo pedaço de terra disponível deve ser aproveitado para cultivo e produção de alimentos. Além de ser uma alternativa interessante de geração de renda”.

Pequenos produtores que tenham interesse em receber esse suporte, com orientações de como plantar corretamente, escolha de cultura, e até mesmo sobre comercializar sua produção, devem procurar o escritório da Agraer para se cadastrar e estreitar relacionamento com um técnico da agência que dará esse direcionamento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar