Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em Ladário Gaeco prende três e cumpre 14 mandados de busca e apreensão

25 fevereiro 2019 - 09h39Sylma Lima

Operação Terra Branca II, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, já cumpriu três mandados de prisão nesta manhã de segunda-geira, 25, em Ladário. Segundo apurou o Capital do Pantanal a determinação judicial consta uma lista de quatro pessoas, todas que fizeram parte da administração do ex-prefeito preso Anibal Ruso Pedroso, desde 26 de Novembro de 2018.

Já foram presas três pessoas, juntamente com a ex-secretáaria de governo Andressa Paraquett, que reside no Rio de Janeiro. Em Ladário o alvo foi a Secretária Assistencial do Municipio, Eiza, e já estão presos também: Marilene e Júnior. O órgão também cumpriu mandado de busca e apreensão em casa localizada no bairro Coahb de Ladário.  Todas as pessoas citadas, cujos sobrenomes ainda não foram divulgados pelo Gaeco, tinham ligações diretas com o grupo liderado por Andressa Paraqueti.

Secretaria de Assistencia foi o primeiro Alvo. Foto: Capital do Pantanal

Os mandados de prisão expedidos contra sete vereadores e o prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedroso, ocorrido no ano passado, determinou a suspensão imediata do exercício de mandatos eletivos e de cargos públicos de todos os envolvidos.

Neste momento o grupo faz outra varredura na Prefeitura Ladarense. Pleno carnaval e as máscaras continuam caindo, familiares de vereadores e prefeito presos comemoravam um possível alvará de soltura. Ao que tudo indica a história vai ter outro desfecho. O Gaeco ainda tem 14 locais para cumprir mandados de busca e apreensão. Tudo começou com a denúncia da farra das diárias no Ministério Público feitas pelo ex-vereador Romildo Ferreira da Silva em março de 2018. Daí em diante, foram poucos meses para o Gaeco ‘derrubar’ o esquema de propinas em troca de assinaturas, omissão e silencio do legislativo sobre as ações do executivo, chefiadas por Ruso e Paraquett.

Viatura da Gaeco continua em frente ao prédio da Assistencia Social. Fotos: Victor Viegas

Mensalinho

Os nove mandados de busca e apreensão, que afastou do cargo o prefeito Carlos Anival Ruso, levou junto também todos do seu grupo em Novembro de 2018. Os vereadores: Bagua, Agnaldo, Pastora Lilian,  Vagner, Dede e Gugu. Todos foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Ladário. O desembargador decretou também o afastamento do cargo de todos  envolvidos  num esquema de ‘mensalinho’.

Ruso já estava sendo investigado pelo Ministério Público acusado de improbidade administrativa. Conforme denúncia ao MP, a existência de um suposto ‘mensalinho’ fez com que o prefeito de Ladário, e mais sete vereadores que fossem surpreendidos em flagrante na manhã de 26 de novembro, antes mesmo de sair de casa, em ação do Gaeco. De acordo com o MP, além dos detentores de mandatos eletivos, o secretário municipal de Educação também foi preso. O prefeito e vereadores foram afastados dos cargos.

Eles são acusados de suposta prática de associação criminosa, corrupção ativa e passiva por conta de conluio para um suposto ‘mensalinho’. A primeira decisão foi do desembargador Emerson Cafure, da Seção Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Até o momento somente a pastora Lilian conseguiu o benefício da prisão domiciliar.

Ministsério Público foi provocado por denúncias e provas contundentes do ex-vereaddor Romildp Ferreira. Foto: Sylma Lima/Arquivo CDP

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública