Menu
sexta, 22 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Em Ladário Gaeco prende três e cumpre 14 mandados de busca e apreensão

25 fevereiro 2019 - 09h39Sylma Lima

Operação Terra Branca II, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, já cumpriu três mandados de prisão nesta manhã de segunda-geira, 25, em Ladário. Segundo apurou o Capital do Pantanal a determinação judicial consta uma lista de quatro pessoas, todas que fizeram parte da administração do ex-prefeito preso Anibal Ruso Pedroso, desde 26 de Novembro de 2018.

Já foram presas três pessoas, juntamente com a ex-secretáaria de governo Andressa Paraquett, que reside no Rio de Janeiro. Em Ladário o alvo foi a Secretária Assistencial do Municipio, Eiza, e já estão presos também: Marilene e Júnior. O órgão também cumpriu mandado de busca e apreensão em casa localizada no bairro Coahb de Ladário.  Todas as pessoas citadas, cujos sobrenomes ainda não foram divulgados pelo Gaeco, tinham ligações diretas com o grupo liderado por Andressa Paraqueti.

Secretaria de Assistencia foi o primeiro Alvo. Foto: Capital do Pantanal

Os mandados de prisão expedidos contra sete vereadores e o prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedroso, ocorrido no ano passado, determinou a suspensão imediata do exercício de mandatos eletivos e de cargos públicos de todos os envolvidos.

Neste momento o grupo faz outra varredura na Prefeitura Ladarense. Pleno carnaval e as máscaras continuam caindo, familiares de vereadores e prefeito presos comemoravam um possível alvará de soltura. Ao que tudo indica a história vai ter outro desfecho. O Gaeco ainda tem 14 locais para cumprir mandados de busca e apreensão. Tudo começou com a denúncia da farra das diárias no Ministério Público feitas pelo ex-vereador Romildo Ferreira da Silva em março de 2018. Daí em diante, foram poucos meses para o Gaeco ‘derrubar’ o esquema de propinas em troca de assinaturas, omissão e silencio do legislativo sobre as ações do executivo, chefiadas por Ruso e Paraquett.

Viatura da Gaeco continua em frente ao prédio da Assistencia Social. Fotos: Victor Viegas

Mensalinho

Os nove mandados de busca e apreensão, que afastou do cargo o prefeito Carlos Anival Ruso, levou junto também todos do seu grupo em Novembro de 2018. Os vereadores: Bagua, Agnaldo, Pastora Lilian,  Vagner, Dede e Gugu. Todos foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Ladário. O desembargador decretou também o afastamento do cargo de todos  envolvidos  num esquema de ‘mensalinho’.

Ruso já estava sendo investigado pelo Ministério Público acusado de improbidade administrativa. Conforme denúncia ao MP, a existência de um suposto ‘mensalinho’ fez com que o prefeito de Ladário, e mais sete vereadores que fossem surpreendidos em flagrante na manhã de 26 de novembro, antes mesmo de sair de casa, em ação do Gaeco. De acordo com o MP, além dos detentores de mandatos eletivos, o secretário municipal de Educação também foi preso. O prefeito e vereadores foram afastados dos cargos.

Eles são acusados de suposta prática de associação criminosa, corrupção ativa e passiva por conta de conluio para um suposto ‘mensalinho’. A primeira decisão foi do desembargador Emerson Cafure, da Seção Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Até o momento somente a pastora Lilian conseguiu o benefício da prisão domiciliar.

Ministsério Público foi provocado por denúncias e provas contundentes do ex-vereaddor Romildp Ferreira. Foto: Sylma Lima/Arquivo CDP

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
POLICIAL
PMA autua em R$ 2 mil criminoso que cortou cachorro com facão para que parasse de latir
GERAL
Serviços de coleta de lixo doméstico; coleta seletiva e cata galhos têm cronograma de atendimento
Finanças
Governo do MS repassou R$ 3,3 bilhões aos 79 municípios em 2020
GERAL
Deixar animal solto na rua gera multa; recolhimento pode ser solicitado via telefone
GERAL
Termina amanhã prazo para confirmação de matrículas de alunos novos com deficiência
GERAL
Terminam amanhã inscrições para processo seletivo do Sebrae para PCD
Geral
Após fortes ventos árvore cai em frente a Cinco Bacia
GERAL
Bombeiros realizam extinção de incêndio por vazamento de gás no Popular Velha
OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD
GERAL
Índios guatós comemoram chegada de internet em aldeia no Pantanal
GERAL
Desconto em cursos do Senac Corumbá vai até o dia 31 de janeiro
MEIO AMBIENTE
Serviço Geológico do Brasil divulga prognóstico para cheia na bacia do rio Paraguai