Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Em adesão a greve professores municipais fazem buzinaço

21 junho 2018 - 12h50Sylma Lima

Ainda não se tem ao certo quanto por cento dos professores aderiram a paralização dos professores da rede municipal e ensino (REME) iniciada nesta manhã de quinta-feira,21 de Junho, mas em sinal de protesto foi feito uma carreata com ‘buzinaço’ pelas ruas centrais de Corumbá, onde professores distribuíam um documento à população justificando o motivo da paralização. Na carta a categoria alega que desde 2017 vem tentando manter conversação amigável com o chefe do Executivo , mas não conseguiram manter um acordo na base do dialogo. Eles alegam que não se trata apenas de questões referentes a salários, mas a cargo e carreira bem como outras necessidades da classe. Que desde 2017 o Sinted vem tentando  fazer valer o que foi acordado numa reunião com o ex prefeito, no que se refere a um abono, cujo prazo foi Outubro do ano passado. Segundo representantes sindicais foi pedido novo prazo para as negociações, entretanto, não foram respeitados, por isso decidiram pela paralização, “ não por causa do abono, mas pelo reajuste legal de acordo com o MEC” . A greve tem prazo para encerramento em 06 de Julho. A carta pede apoio da comunidade e lembra que foi cortado 20% os comissionados.

O município publicou em sua página que a Rede Municipal de Ensino tem maioria das escolas funcionando nesta 5ª feira. “A Secretaria Municipal de Educação informa que a maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) funciona normalmente nesta quinta-feira, 21 de junho.  “Temos paralisação de 3 escolas urbanas; 3 creches e 2 rurais, de um total de 35 escolas. Esse total é o que anunciou paralisação hoje e amanhã (dias 21 e 22 de junho). Duas escolas nos informaram que retornam as atividades na segunda-feira, 25 de junho”, disse o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, informando ainda que houve servidores que aderiram parcialmente à paralisação em algumas unidades de ensino da REME. De acordo com o Município, as escolas que aderiram à mobilização da categoria vão repor as aulas em datas posteriores, evitando, assim, quaisquer prejuízos aos alunos.

A Secretaria de Educação vem adotando medidas, determinadas pelo Executivo Municipal, para garantir o cumprimento da proposta apresentada para a categoria no dia 15 de junho. Com o decreto n° 1985, de 08 de junho de 2018, o Município estabeleceu medidas de preservação do equilíbrio das contas públicas, contenção, redução e controle de gastos e instituição da Comissão de Controle Financeiro (COFIN).  Medidas administrativas e financeiras do Executivo Municipal – como redução com despesas de pessoal – estão sendo adotadas para proporcionar o enquadramento aos índices estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta apresentada, pelo Executivo Municipal, à categoria segue em vigor. O Município propôs: 2,95% de reajuste para o mês de setembro, que é a inflação e possibilidade de pagamento do retroativo referente à data base; continuação do abono, até encerramento das negociações desse ano; dia 20/09 reunião para verificação da situação financeira com as medidas tomadas e diminuição do índice da folha e negociação da incorporação da inflação de 2016 de 6,29% e criação de uma comissão que avaliará a situação salarial dos professores e administrativos, objetivando criação de um plano de recuperação salarial, de acordo com o piso nacional , com participação efetiva dos representantes.

O cenário econômico nacional vem comprometendo sensivelmente a questão financeira dos municípios brasileiros. Corumbá sente os reflexos com queda nos repasses e arrecadação. A situação foi agravada pela paralisação nacional vivida em meados de maio que afetou todos os setores econômicos” .

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
PF de MS recebe 23 viaturas e recebe 29 novos policiais federais
GERAL
Concursos da PM e CBM possuem novos cronogramas de atividades
COVID-19
MS registra quase 151 mil casos confirmados de coronavírus e 2,7 mil óbitos pela doença
VACINA COVID-19
Vacinas chegam em MS nesta segunda e campanha deve ter início às 16 horas
POLICIAL
Policiais detém dois homens após briga no bairro Aeroporto
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
ECONOMIA
Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em agosto
GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
GERAL
Bombeiros resgatam vaca que caiu em poço artesiano de 8 metros no Assentamento Taquaral
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem