Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em adesão a greve professores municipais fazem buzinaço

21 junho 2018 - 12h50Sylma Lima

Ainda não se tem ao certo quanto por cento dos professores aderiram a paralização dos professores da rede municipal e ensino (REME) iniciada nesta manhã de quinta-feira,21 de Junho, mas em sinal de protesto foi feito uma carreata com ‘buzinaço’ pelas ruas centrais de Corumbá, onde professores distribuíam um documento à população justificando o motivo da paralização. Na carta a categoria alega que desde 2017 vem tentando manter conversação amigável com o chefe do Executivo , mas não conseguiram manter um acordo na base do dialogo. Eles alegam que não se trata apenas de questões referentes a salários, mas a cargo e carreira bem como outras necessidades da classe. Que desde 2017 o Sinted vem tentando  fazer valer o que foi acordado numa reunião com o ex prefeito, no que se refere a um abono, cujo prazo foi Outubro do ano passado. Segundo representantes sindicais foi pedido novo prazo para as negociações, entretanto, não foram respeitados, por isso decidiram pela paralização, “ não por causa do abono, mas pelo reajuste legal de acordo com o MEC” . A greve tem prazo para encerramento em 06 de Julho. A carta pede apoio da comunidade e lembra que foi cortado 20% os comissionados.

O município publicou em sua página que a Rede Municipal de Ensino tem maioria das escolas funcionando nesta 5ª feira. “A Secretaria Municipal de Educação informa que a maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) funciona normalmente nesta quinta-feira, 21 de junho.  “Temos paralisação de 3 escolas urbanas; 3 creches e 2 rurais, de um total de 35 escolas. Esse total é o que anunciou paralisação hoje e amanhã (dias 21 e 22 de junho). Duas escolas nos informaram que retornam as atividades na segunda-feira, 25 de junho”, disse o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, informando ainda que houve servidores que aderiram parcialmente à paralisação em algumas unidades de ensino da REME. De acordo com o Município, as escolas que aderiram à mobilização da categoria vão repor as aulas em datas posteriores, evitando, assim, quaisquer prejuízos aos alunos.

A Secretaria de Educação vem adotando medidas, determinadas pelo Executivo Municipal, para garantir o cumprimento da proposta apresentada para a categoria no dia 15 de junho. Com o decreto n° 1985, de 08 de junho de 2018, o Município estabeleceu medidas de preservação do equilíbrio das contas públicas, contenção, redução e controle de gastos e instituição da Comissão de Controle Financeiro (COFIN).  Medidas administrativas e financeiras do Executivo Municipal – como redução com despesas de pessoal – estão sendo adotadas para proporcionar o enquadramento aos índices estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta apresentada, pelo Executivo Municipal, à categoria segue em vigor. O Município propôs: 2,95% de reajuste para o mês de setembro, que é a inflação e possibilidade de pagamento do retroativo referente à data base; continuação do abono, até encerramento das negociações desse ano; dia 20/09 reunião para verificação da situação financeira com as medidas tomadas e diminuição do índice da folha e negociação da incorporação da inflação de 2016 de 6,29% e criação de uma comissão que avaliará a situação salarial dos professores e administrativos, objetivando criação de um plano de recuperação salarial, de acordo com o piso nacional , com participação efetiva dos representantes.

O cenário econômico nacional vem comprometendo sensivelmente a questão financeira dos municípios brasileiros. Corumbá sente os reflexos com queda nos repasses e arrecadação. A situação foi agravada pela paralisação nacional vivida em meados de maio que afetou todos os setores econômicos” .

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética