Menu
terça, 30 de abril de 2024
Governo - Fazer bem feito - IPVA 2024 - Abril 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá

17 abril 2024 - 12h48Gesiane S. Lourenço

Desde sua inauguração há mais de cinco anos, o Posto Operacional da UMMVE (Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual) em Corumbá tem se destacado como um elemento crucial na preservação da segurança pública na região de fronteira com a Bolívia. O posto é responsável por supervisionar aqueles, sob monitoração com tornozeleira, cumprindo penas de regime semiaberto, aberto, medidas cautelares e protetivas, além de prisão domiciliar na região.

Recentemente, a base de Corumbá alcançou um marco significativo ao se tornar a primeira do interior a ter um braço do Gafip (Grupo de Ações em Fiscalização e Intervenção Penitenciária) em atuação. No início do mês passado, o Posto Operacional da UMMVE na cidade recebeu uma viatura operacional, fortalecendo sua capacidade de atuação e mobilidade. Desde então, iniciaram-se as atividades pelo grupamento.

Além das atividades rotineiras de colocação, retirada e manutenção dos equipamentos de monitoração eletrônica, os policiais penais desempenham a fiscalização in loco. Eles oferecem orientação aos monitorados, garantindo o cumprimento adequado das medidas impostas pela justiça.

Entre as ações de destaque, neste primeiro mês de atuação do Gafip de Corumbá, estão a recuperação de 100% das tornozeleiras rompidas. Também realizou 14 encaminhamentos de monitorados para autoridades policiais após consultar o BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão), apresentando mandados de prisão em aberto. Ao todo, foram 10 orientações e ciências sobre incidências, reforçando o cumprimento das condições do regime de monitoração.

Relatório apresentado pela UMMVE também revela que foram trocados cinco equipamentos que apresentavam problemas na transmissão e descarga dos dados, garantindo o funcionamento adequado do sistema de monitoração.

Para o diretor da UMMVE, Maicon Roslen de Melo, a eficiência das operações realizadas pelo Posto Operacional de Corumbá é evidente. “Destacam-se também as ações de fiscalização em monitorados com troca de carregadores, em equipamentos sem sinal de GPS e GPRS, bem como o acompanhamento de monitorados com múltiplas incidências, orientando-os a justificarem suas ações”, pontua.

De acordo Maycon, na última semana, policiais penais do Grupamento de Ações e Fiscalização Penitenciária detiveram dois homens, em Corumbpa, por descumprimento das regras de monitoramento eletrônico e um outro que estava evadido do sistema penitenciário.

Para o dirigente, com ações incisivas e resultados tangíveis, os policiais penais da base de Corumbá, que agora também compõem o Gafip, desempenham um papel fundamental na luta contra o crime e na proteção da comunidade corumbaense e da região, garantindo a eficácia do sistema de monitoração eletrônica e promovendo a ressocialização dos indivíduos monitorados.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prazo final
Último dia para pagamento à vista, com 30% de desconto, no IPTU 2024
Feriado
Funcionamento do comércio em Corumbá e Ladário é proibido no dia 1º de Maio
Saúde Pública
Câmara presta homenagens a profissionais de enfermagem por relevantes serviços à população
Exemplo
Os avanços e desafios para a formação profissional inclusiva no IFMS
Economia Local
Servidores da Prefeitura de Corumbá já podem sacar o salário de abril
Sustentabilidade
Mato Grosso do Sul supera 1,1 gigawatt de potência na geração própria de energia solar
Últimas 24h
Plantão tem princípio de incêndio na captação de água
Economia
Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março
Na Capital
Parque das Nações Indígenas ganha "Flor Solar"
Detran-MS
Vence hoje o licenciamento de veículos com placas de final 1 e 2

Mais Lidas

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Oportunidade
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira
Em Campo Grande
Último lote de inscrições para Corrida do Pantanal 2024 será liberado nesta segunda
Trabalho
Senac MS lança plataforma para divulgar vagas de emprego e oferta de mão de obra