Menu
terça, 28 de novembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

E-Título passa a ter foto do eleitor e pode ser usado como documento oficial para votar

20 outubro 2020 - 08h42TSE

O e-Título, aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste na via digital do título eleitoral, passou recentemente por novas atualizações. A principal alteração é que o app passa a mostrar a foto do eleitor, permitindo que o cidadão apresente apenas o seu perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e votar. Tal funcionalidade está disponível somente para quem realizou o cadastramento biométrico.

Assista as informações em vídeo.

O objetivo é facilitar ainda mais a vida do eleitor no dia da votação. Outras mudanças foram feitas para oferecer maior proteção aos dados do usuário – confira abaixo.

Baixe o app nas lojas on-line Google Play e App Store.

O Tribunal recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais 2020, cujo primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro. Com mais tempo para utilizar a interface do aplicativo, o eleitor estará mais seguro e apto para usá-lo no dia da votação. 

Mais segurança para os dados

O documento digital exigirá a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do usuário menos fluida, elas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor. 

Atualmente mais de dois milhões de eleitores já baixaram o e-Título, e cerca de 60 mil pessoas têm acessado o documento diariamente.

Além da emissão do documento em meio digital com foto, com as mudanças de segurança implementadas, há também a necessidade de criação de senha de acesso do eleitor ao app.

Entre outras vantagens, estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis ao eleitor a qualquer momento. O app também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. 

Justificativa de ausência

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência, por meio da geolocalização do aplicativo. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h. 

Para fazer a justificativa fora do dia da eleição, o eleitor poderá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência (60 dias para justificar após cada pleito, ou 30 dias para justificar após retorno ao Brasil).

Nenhum dos serviços prestados pelo e-Título é exclusivo do aplicativo. Isso significa que as certidões também podem ser obtidas pelo computador ou junto ao cartório eleitoral. O app, no entanto, visa tornar esses e outros serviços mais ágeis, seguros e de mais fácil acesso por parte dos eleitores.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Ágata
Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados
Agenda Cultural
"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
Utilidade Pública
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro
Mudança
Empregador prestará contas sobre igualdade salarial
Feirinha do JEPP
Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade
Evento
Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"
Meio Ambiente
Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação
Homenagem
Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil
Perrengue
Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
Pesquisa
Final de ano deve movimentar R$ 1 bilhão na economia de MS

Mais Lidas

Apropriação indevida
Ortopedista de Corumbá é condenado a 7 anos por embolsar R$ 155 mil em verba pública
Dois homens
Polícia procura por envolvidos em tiroteio próximo de conveniência no Maria Leite
Plantão
Ciclista morre atropelado na Avenida Rio Branco
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa