Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

É possível manter organização financeira em época de pandemia?

17 julho 2020 - 12h33Redação

Desde à decretação de pandemia mundial, empresas públicas e privadas, passaram a oferecer condições especiais de pagamento aos seus clientes e consumidores, como a postergação da data de vencimento de contas, facilitação de parcelamento e até mesmo à isenção de juros e multas. Tudo para garantir a saúde financeira dos clientes e também da economia, que sofreram mudanças bruscas e que impactaram diretamente no bolso todos.

Entretanto, isso não foi suficiente para controlar o aumento da taxa de inadimplência, como apresentado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que mostra um cenário negativo, e diante das incertezas trazidas pelo novo coronavírus pode ser ainda maior, é o que explica o economista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Sthenio Martins.

“Agora, mais do que nunca, é necessário controlar o orçamento familiar e empresarial para que não haja ainda mais sofrimento em relação às incertezas trazidas pela pandemia, um cenário totalmente inesperado para todos. É de extrema importância o foco para controlar os gastos nesse momento, pois com o aumento da taxa de desemprego, a taxa de inadimplência tende aumentar ainda mais, prejudicando o padrão de vida dos indivíduos”.

A pandemia não isenta o pagamento das contas, então é importante quitar as dívidas para não ficar inadimplente, ressalta o economista. “É necessário ter atenção no que se refere à postergação das dívidas, pois as contas podem chegar de forma acumulada, logo, ao considerar o acúmulo das dívidas haverá a necessidade de renegociar, se abster do consumo de alguns itens ou até mesmo recorrer a empréstimos para conseguir arcar com as obrigações”, alerta.

Para ele, o ideal é colocar tudo na ponta do lápis e definir quais as prioridades, pois “dessa forma é possível calcular os débitos e fontes de receitas, verificar o valor, prazo de pagamento e analisar também possíveis gastos que podem ser eliminados durante a pandemia. Caso não seja possível realizar o pagamento de alguma dívida é importante tentar renegociar, ou se for recorrer a um empréstimo é necessário verificar o CET (Custo Efetivo Total), no qual apresenta todos os encargos financeiros e tributos em uma única taxa”, sugere o economista.

Flexibilização de pagamentos

As facilidades oferecidas pelas empresas tem ganhado novos mecanismos de incentivo, como é o caso da energia elétrica, que além oferecer condições especiais, desde junho passou a oferecer novo parcelamento das contas em atraso. "Temos feito todo o possível para que os clientes mantenham a vida financeira equilibrada e não deixem as contas acumularem. Isso é importante para ultrapassarmos esse momento delicado” afirma diretor presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, que lembra que a própria Aneel tem ressaltado que os clientes devem, na medida do possível, manter os pagamentos em dia.

Para ter acesso a essas novas condições de parcelamento, o cliente poderá usar a Gisa - assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp. Para entrar em contato, basta adicionar o número 67 99980-0698, mandar um ‘oi’ e optar pelo atendimento 6 (parcelamento). O boleto referente à primeira parcela, é enviado pelo próprio WhatsApp, já as demais parcelas virão junto da fatura mensal de energia elétrica.

Além da Gisa, para entrar em contato com a concessionária, os clientes poderão optar também pelo site, no endereço www.energisa.com.br, ou por meio do aplicativo Energisa On, disponível para baixar da loja de aplicativos. Mas, se acaso for de sua preferência, há possibilidade de alterar a forma de pagamento das parcelas para Débito Automático.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército