Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Documentário sobre o assoreamento dos rios no Pantanal é lançado em Corumbá

21 novembro 2019 - 11h07Assessoria

Enfatizando sobre o assoreamento acelerado dos rios e a consequente inundação permanente de áreas do Pantanal foi lançado na noite desta segunda-feira (18) o Documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, reunindo na Casa Vasquez e Filhos autoridades do município, produtores rurais, pesquisadores, acadêmicos e o público em geral que se preocupa com o futuro do Pantanal.

O documentário tem direção de Jorge Bodanzky e co-direção de João Farkas e conta a história de Ruivaldo Nery de Andrade, proprietário da Fazenda Mutum que mesmo após ter sua propriedade inundada e ter ficado ilhado e isolado, resolveu permanecer e resistir à inundação encontrando maneiras criativas de sobrevivência.

Filmado em várias regiões do Pantanal de março de 2018 a setembro de 2019, o documentário aborda as transformações pelas quais passa a região pantaneira e aponta caminhos para o desenvolvimento de seu potencial econômico.

Esse é um projeto do Documenta Pantanal que é uma iniciativa para somar forças que se encontram com o objetivo de chamar a atenção sobre preservar o patrimônio do Pantanal, refletindo e auxiliando na busca de soluções que harmonizem as necessidades de geração de riqueza coma preservação do Bioma. Filmes documentários, blog e mídias sociais, livros e exposições sobre o assunto são ações coordenadas pelo Documenta Pantanal.

O personagem do filme, Ruivaldo, estava presente no evento e contou para o público a sua história de vida e de luta pela preservação do Pantanal. “Temos todos que fazer a nossa parte e tentar salvar esse patrimônio. Agradeço imensamente a Teresa Bracher e o João Farkas por terem me convidado para fazer esse filme e abordar sobre o nosso Pantanal e tudo aquilo que o rodeia”, frisou durante o lançamento.

Para o Diretor de Relações Institucionais do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Angelo Rabelo esse é um momento muito especial. “Pois o filme tem o objetivo de fazer com que todos abracem essa causa e chamar a atenção não só para o Rio Taquari mas também para outras ameaças que nos circundam e demais rios que compõem a planície. Não podemos ficar omissos dessa luta”, ressaltou.

O Presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite lembrou que o Sindicato vem nessa luta há mais de 25 anos. “E hoje por meio desse documentário vamos poder mostrar para o mundo, pois no Brasil já tivemos várias audiências no Senado, na Câmara Federal e no Mistério Público e não conseguimos resolver esse desastre ambiental do Rio Taquari”, salientou. 

O vereador Chicão Vianna, do município de Corumbá, disse que o documentário é muito importante porque traduz a realidade do homem pantaneiro. “O projeto está de parabéns por incentivar as autoridades políticas, a iniciativa privada e a todos a chegarem há um denominador comum para se ter uma solução para essa calamidade ambiental”, enfatizou.

O filme passa ao público que quando uma área natural é convertida para pastagem ou agricultura, a implantação de boas práticas de conservação de solo, como as adotadas pelo moderno agronegócio brasileiro, é fundamental para que não se estabeleça o ciclo vicioso de perda de solo, erosão e assoreamento dos rios. E ainda mostra que as medidas mais importantes são: curvas de nível, caixas de contenção, adequação de estradas, proteção de nascentes e matas ciliares, e plantio direto.

O Documentário é uma realização da MoG Produtora, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal. Tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Rodobens, ULTRA e Klabin e apoio do Acaia Pantanal e do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal