Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Documentário regional ‘Ruivaldo, o homem que salvou a terra’ será exibido gratuitamente no Fasp

13 novembro 2019 - 10h30Assessoria

Depois de ter estreado internacionalmente em Bruxelas, no final de setembro, no Musée des Sciences Naturelles – Institut Royal e Fundo Leopoldo III e a convite da princesa Esmeralda, o documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, que tem direção de Jorge Bodanzky e João Farkas como codiretor, ganha exibições especiais no Brasil. Com apoio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura, Acaia Pantanal e Instituto Homem Pantaneiro, a primeira apresentação acontece em 18 de novembro, às 19h, em Corumbá (MS), na mesma cidade onde atualmente reside o personagem que dá nome ao filme. O município, por sinal, é uma das portas de entrada para esta que é a mais vasta planície alagada do planeta, cujos moradores poderão assistir, em primeira mão, as cenas registradas na região em que vivem e trabalham.

Segundo a produtora e também organizadora do Documenta Pantanal, Mônica Guimarães, a força e a criatividade do personagem que dá título à obra para lutar contra as muitas intempéries causadas pelo assoreamento do Rio Taquari são o pilar de sustentação do documentário. Ela ainda afirma que, “mais do que alguém real, ele é um homem que, junto de sua família, nunca desiste. Movido por sua intensa paixão pelo Pantanal e sabedor de sua fragilidade, Ruivaldo luta para salvar a terra onde nasceu e criou seus filhos”, diz Mônica, afirmando que Bodanzky e Farkas foram muito felizes ao registrar e contar essa história. 

Para Bodanzky, que já conhecia a região desde os anos 60, a estreia de “Ruivaldo” ocorre em um momento muito oportuno. “Hoje, a temática ambiental está inserida na pauta das discussões tanto no nível nacional quanto no internacional”, diz, complementando que o filme registra, “de maneira muito serena e profunda, o que está acontecendo na região e as possíveis soluções para esse ecossistema tão importante como o Pantanal”.

Produzido entre março de 2018 e agosto de 2019, o documentário tem duração de 46 minutos e foi filmado em várias regiões do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Nesses 17 meses foram realizadas seis viagens para pesquisas, entrevistas e tomadas aéreas com drone. No total, 44 profissionais estiveram envolvidos diretamente na produção, que utilizou aviões de pequeno porte, embarcações, carros e barco voadeira como meio de locomoção pelo extenso bioma. 

“Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra” integra uma série de ações da inciativa “Documenta Pantanal”, que irá promover, nos próximos meses, uma série de lançamentos. São trabalhos que registram esse ecossistema por meio de fotos, livros e filmes que trazem a assinatura de renomados profissionais, como Luciano Candisani, Araquém Alcântara e chef Paulo Machado, além do próprio João Farkas, que é um dos organizadores do projeto.

Após a exibição em Corumbá o filme ganhará sessão especial na capital paulista em 25 de novembro.

(serviço)

“Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”

Onde: Casa Vasques & Filhos

Endereço: Ladeira José Bonifácio , 171-157 – Porto Geral, Corumbá

Quando: 18 de novembro

Hora: 19h

FICHA TÉCNICA

Direção, fotografia e roteiro: Jorge Bodanzky
Codireção e fotos: João Farkas
Produção: Mônica Guimarães
Roteiro e edição: Bruna Callegari
Música original: Marcelo Pellegrini
Som direto: David Pennington
Operador de drone: Silas Ismael
Consultoria: Sandro Menezes Silva

Patrocínios: Lei de Incentivo à Cultura, Rodobens, Ultra e Klabin

Realização: Mog Produtora, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania

Sobre o Documenta Pantanal

Registrar para documentar e preservar. Este é o mote da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros e vídeos) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio, cujo desconhecimento de sua verdadeira realidade impede um aproveitamento econômico maior do turismo, inclusive um turismo internacional de qualidade. Com a participação de instituições que atuam na região pantaneira, a iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade para, em conjunto, mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril