Menu
terça, 10 de setembro de 2024
Circuito Sebrae
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Divulgada lista de projetos aprovados pelo Fundo de Investimentos Culturais de MS

16 agosto 2016 - 09h24Notícias MS

Está publicada a relação dos projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Cultura para o Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS). A informação consta no Diário Oficial desta segunda-feira (15) e traz 78 projetos que juntos irão receber cerca de R$ 5 milhões em financiamento público.

Os projetos estão divididos por áreas, sendo 16 projetos na área de música , um em pesquisa, dois em artesanato, dois em museu, quatro em folclore, 12 em literatura, cinco em teatro, três em artes visuais , três em dança, sete na área de audiovisual, três em patrimônio, quatro em formação, um em arquivo, um em biblioteca, e 14 dos municípios ( R$ 903.964,11).

O secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, salienta que o FIC é um mecanismo importante de incentivo à cultura no Estado . “Mesmo com a retração econômica que tivemos e, com a redução de investimento na cultura no País como um todo, nós conseguimos manter os valores. Estamos agregando mais recursos à cultura do que a média dos últimos 15 anos. Isso é fundamental para manter o fomento, apoiando as diversas áreas que, muitas vezes, não possuem outra forma de incentivo”, destacou o secretário.

A presidente da Fundação de Cultura (FCMS), Andréa Freire, ressalta o número expressivo de propostas habilitadas, o que demonstra o amadurecimento dos agentes culturais proponentes. “Ao todo foram 261 projetos. Isso mostra que eles estão atentos ao aprimoramento da criação, da gestão e da promoção de suas ações culturais. Uma demanda crescente foi notada, salientando a necessidade de ampliarmos as fontes e os recursos para o financiamento da cultura em nosso Estado”.

O Fundo de Investimentos Culturais é gerido pela Superintendência do FIC, ligada à Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). Foram selecionados por edital em junho de 2015, 77 técnicos consultores, especialistas em 15 áreas artísticas (artes visuais, artesanato, audiovisual, biblioteca, dança, folclore, formação, literatura, museu, música, patrimônio, teatro, circo, arquivo e pesquisa), de diversos Estados brasileiros, para a análise técnica meritória dos projetos apresentados ao Fundo de Investimentos Culturais de MS em 2015, com o intuito de qualificar o processo de seletivo e auxiliar o Conselho Estadual de Cultura – CEC/MS.

O Edital do FIC/MS foi lançado em 16 de dezembro de 2015; o período de inscrição foi de 16/12/2015 a 23/02/2016; foram inscritos 385 projetos; foram habilitados na fase documental 261 projetos. A Sectei e o Conselho de Cultura garantiram o acesso ao edital aos agentes culturais de todos os municípios. “Garante a paridade entre sociedades governamental e civil nas decisões durante o processo seletivo, transparência e o respeito aos direitos de acesso da população aos bens culturais”, ressalta Andréa.

A lista dos projetos aprovados por área, com valores e percentuais demonstrativos, consta na página 10 do Diário Oficial do Estado, de 15 de agosto de 2016: www.imprensaoficial.ms.gov.br.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

65 km de Ladário
Motociclista com suspeita de fratura é resgatado por aeronave no Paiaguás
Obrigatório
Detran-MS lista situações que impedem licenciamento; setembro é mês de placas final 9
Trabalhar e empreender
MS é o 3° no índice Mackenzie de liberdade econômica
Tempo
Com previsão de sol e tempo firme nesta terça-feira, céu segue acinzentado em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 38°C
Dia 24 de setembro
Palestra no Centro Sebrae Pantanal promete revelar os segredos do marketing digital
268 mortos
Dono de fazenda é liberado após se comprometer cuidar dos 716 bovinos ainda vivos
Com transmissão ao vivo
Sorteio define ordem dos desfiles do Carnaval de Corumbá 2025
Corumbá
Nota aponta que dados Firjan são de 2016 e Ranking de Eficiência desconsidera realidade da fronteira
A divulgação dos estudos teve repercussão negativa na última semana
Operação Pantanal 2024
Semana começa com incêndios intensos em pelo menos 10 regiões de MS
Programa Social
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 16

Mais Lidas

Plantão
Menor ao volante colide em carro e atinge muro no bairro Popular Nova
Eleições 2024
Pesquisa aponta preferência do eleitor em Ladário
Crime Ambiental
Dono de fazenda abandonada com animais mortos foi identificado e preso pela PMA
268 mortos
Dono de fazenda é liberado após se comprometer cuidar dos 716 bovinos ainda vivos